Em 1993, Tim Maia fura com Faustão, é vetado da Globo e comunicado de chefão da emissora vem à tona
18/12/2019 às 19h35
Um dos maiores músicos brasileiros da história, Tim Maia já entrou em pé de guerra com a Globo nos anos 1990
Em 15 de março de 2018, completou-se 20 anos da morte de Tim Maia, um dos músicos brasileiros mais prestigiados da história. E no início daquele mês, a Globo preparou uma homenagem especial ao cantor, com uma matéria e um musical no Fantástico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem viu aquela homenagem, mal pode imaginar que a relação entre Tim e a Globo já foi bastante conturbada, especialmente no início dos anos 1990, quando o cantor chegou a ser proibido de pisar na emissora carioca.
Apesar do grande talento nos palcos, Tim Maia era conhecido por seu gênio forte, e viveu alguns momentos conturbados em sua carreira, quando chegou a furar com contratantes e faltar shows, até mesmo em virtude de seus problemas com drogas. E um dos furos mais marcantes do cantor ocorreu justamente com a Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Segredo revelado: saiba por que Hebe Camargo nunca foi contratada pela Globo
Em 20 junho de 1993, o Domingão do Faustão anunciava Tim Maia como uma das principais atrações do programa. Porém, o cantor pegou a todos de surpresa e, sem justificativas, não deu as caras no dominical, algo que revoltou o canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quatro dias após o ocorrido, a Globo tomou uma atitude radical. Chefão da emissora na época, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, escreveu um memorando, endereçado aos diretores Roberto Talma, Mário Lúcio Vaz, Walter Lacet e Mariozinho Rocha, informando que Tim estava proibido de participar de qualquer programa da emissora a partir daquele momento.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Irreconhecível, mais velho e fora do país: Pablo, do Qual é a Música, vive nesta situação hoje
● Lembra dela? Atriz mirim de Alma Gêmea está irreconhecível, vivendo longe dos holofotes e com profissão comum
● Eterno Cirilo de Carrossel dá basta, assume sobre sexualidade e confessa “Eu sou”
“Tendo em vista o comportamento reincidente do cantor Tim Maia, como está registrado no relatório anexado do Sr. D. Costa [Deto Costa, então diretor do Domingão do Faustão], informamos que está proibida, até segunda ordem, a sua presença em qualquer programa da Rede Globo”, dizia o memorando, que chegou a ser revelado pela jornalista Cristina Padiglione no Jornal da Tarde na época.
Padiglione procurou Tim Maia, e após muita insistência, conseguiu falar com o cantor por telefone e compartilhar a sua versão do caso na mesma publicação. Tim, no entanto, colocou mais lenha na fogueira ao soltar o verbo contra a Globo e o próprio Boni.
“Eu sabia! Inclusive, eles pararam de tocar a minha música [Essa Tal Felicidade] na novela [Renascer]. Eu vou ligar pra Som Livre [gravadora da Globo e de Tim], vou acionar o meu advogado, vou acionar esse Boni, que eu não preciso dele, nem da Globo”, afirmou.
Tim Maia afirmou que estava “hipercansado” após a realização de um show, e que por isso não apareceu no Domingão. O cantor ainda sugeriu que, por não ter contrato com a emissora, não tinha a obrigação de comparecer ao programa.
“Faz cinco anos que eles me boicotam”, acusou o músico. “Eu fui ao programa da Xuxa. Esse Boni, alguém tem que acabar com ele”, disparou.
+ Por que Éramos Seis fracassa na Globo e ainda não repete sucesso da versão do SBT?
Mais de vinte anos após o ocorrido, Boni finalmente quebrou o silêncio e falou sobre esse veto de Tim Maia na Globo. O ex-diretor, no entanto, garantiu que não tinha problemas pessoais com o cantor, e que as restrições com ele sempre ficaram no campo profissional.
“Já havia uma determinação anterior proibindo o Tim de ser chamado para programas ao vivo. O curioso é que nem quando era gravado ele vinha. Mas os músicos cobravam da Globo e éramos obrigados a pagá-los. Isso gerou esse memorando. Pessoalmente, nunca houve problemas da minha parte. Somente uma atitude profissional. Depois nos falamos e até marcamos um almoço. Mas ele, como sempre, não veio”, declarou Boni, também em entrevista à jornalista Cristina Padiglione.
“As ligações com Tim Maia eram excelentes. Ele compôs e gravou a canção João Coragem para a novela Irmãos Coragem, que praticamente o lançou na televisão em 70, quando voltou dos Estados Unidos. Lançou várias canções na Som Livre e teve várias canções em novelas”, disse o direitor.
+ Éramos Seis, Carrossel ou Chiquititas? Descubra qual é a melhor novela da história do SBT
“Foi no Fantástico que lançou seu disco Racional e onde deu sua primeira entrevista sobre o Universo em Desencanto. Depois começou a faltar e isso colocava a emissora em descrédito porque parecia que as chamadas anunciavam o que a emissora não tinha. Passamos a cortá-lo dos programas ao vivo e depois dos gravados. Uma reaproximação foi tentada pelo Chico Recarey, sem sucesso”, finalizou.
+ Ninguém quer? Por que o BBB com famosos pode se tornar um dos maiores fiascos da Globo
Em 1998, poucos dias antes da sua morte, Tim Maia até chegou a realizar um show que seria exibido pelo Multishow, canal pago que pertence ao Grupo Globo, mas acabou passando mal e abandonou a apresentação. Apesar disso, a relação do cantor com a Globo permaneceu conturbada até os seus últimos dias de vida.
Porém, o prestígio e a reverência do público à carreira artística de Tim Maia fizeram com que a Globo, aos poucos, deixasse os ressentimentos de lado, e com o tempo também passasse a exaltar uma figura que, apesar das polêmicas, se eternizou e entrou para a história da música brasileira.
Autor(a):
Renan Santos
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.