Em crise profunda, Globo sofre duro golpe sem Copa do Mundo, Libertadores e Fórmula 1 após décadas
28/08/2020 às 6h00
Após Copa do Mundo e Libertadores, Globo não irá renovar os direitos de transmissão da Fórmula 1
Em meio à pandemia de coronavírus, a Globo enfrenta uma das piores crises de sua história, e prova disso é a perda de grandes atrações esportivas que a emissora vem tendo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, o canal carioca já havia pedido a rescisão de contratos para os dois principais campeonatos de futebol que tinha em sua programação: a Libertadores e até a Copa do Mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da crise gerada pela pandemia, o aumento considerável do dólar, que é a moeda envolvida nessas negociações, tornou praticamente inviável para a Globo a manutenção dessas competições. A emissora até tentou uma renegociação, com valores mais acessíveis, mas sem acordo, decidiu que não irá permanecer com esses torneios.
No caso da Copa do Mundo, com a próxima edição ocorrendo em 2022, ainda há a possibilidade de uma nova negociação da FIFA com a Globo, uma vez que o rompimento dessa parceria não seria vantajoso nem para a emissora e nem para a entidade máxima do futebol.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Arrebentaram o armário: 3 galãs mais lindos da Globo que se assumiram gays ao Brasil e você nem sabia
● Globo, Record e Band atingidas: Fim de sinal vital das 3 emissoras de TV aberta é confirmado para 2025
● Âncora da Globo vai aos prantos ao vivo, abandona jornal e vai parar em hospital às pressas: “Eu vou sair”
Acontece que os jogos da Copa do Mundo estão entre as maiores audiências e faturamentos da Globo, enquanto que a FIFA enxerga que o Brasil também está entre as maiores audiências da Copa em todo o mundo, com esse grande alcance proporcionado através da própria Globo.
SEM FÓRMULA 1
E como se não bastasse perder os dois principais campeonatos de futebol, a Globo sofreu um novo baque recentemente com a perda da Fórmula 1.
Mesmo faturando mais de R$ 494 milhões com as transmissões das corridas apenas este ano, a emissora não achou viável renovar o contrato para manter a Fórmula 1 em sua programação, e sem acordo para uma renovação com valores reduzidos, já avisou aos seus patrocinadores que não haverá transmissão da próxima temporada da categoria. A informação é da revista Meio & Mensagem.
Vale lembra que a Globo detinha os direitos de transmissão da Fórmula 1 desde 1981, ou seja, há quase 40 anos. A não renovação também irá afetar a exibição dos treinos livres e reprises da categoria no SporTV.
Autor(a):
Renan Santos
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.