Em dia tenso e histórico, Globo contraria “teoria golpista”

18/05/2017 às 13h48

Por: Danyllo Junior
Imagem PreCarregada
Globo segue fazendo ampla cobertura sobre acusações contra Temer e Aécio (Foto: Reprodução/Globo)

Globo segue fazendo ampla cobertura sobre acusações contra Temer e Aécio (Foto: Reprodução/Globo)

Joesley Batista, presidente da empresa frigorífica JBS, surpreendeu o Brasil nesta quarta-feira (17) ao denunciar esquemas envolvendo o presidente Michel Temer (PMDB) e o senador Aécio Neves (PSDB). O primeiro foi acusado de tentar pagar pelo silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha e o segundo teria cobrado R$ 2 milhões de propina ao grupo JBS. Tais acontecimentos foram amplamente divulgados pela Globo, desde as origens, contrariando a “teoria golpista”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O furo da notícia exclusiva partiu de um colunista das próprias Organizações Globo, Lauro Jardim do Jornal O Globo. Poucos minutos após a publicação do colunista, a Globo fez um Plantão com Renata Vasconcellos tratando do assunto.

Após o Plantão, a Globo intensificou as chamadas jornalísticas destacando as denúncias de Joesley Batista e todos os telejornais da emissora reservaram entre 70 a 80% de seus espaços para tratar do assunto político-policial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Edição anterior da coluna ‘Ligado na TV’: 3 acertos da Record com a entrevista de Rezende

Em virtude do jogo, a edição mais curta do “Jornal Nacional” deteve-se sobretudo a reproduzir as informações de Lauro Jardim, haja vista que foi apenas 1h o tempo entre a publicação do jornalista do O Globo e o início do “JN”. Os destaques, além do conteúdo, ficaram para a expressão “notícia bombástica” utilizada por William Bonner e o nervosismo evidente de Renata em vários momentos da apresentação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

William Waack cobrindo o escândalo no “Jornal da Globo” (Foto: Reprodução/Globo)

Em seguida, o “Jornal da Globo” com Waack seguiu com as denúncias, inclusive dando mais ênfase a repercussão da notícia no Congresso Nacional e exibindo os protestos da população contra os acusados (Temer e Aécio) em Brasília.

Nesta quinta-feira (18) logo cedo o “Hora Um” também tratou do tema e o “Bom Dia Brasil” fez a cobertura mais completa sobre a notícia, destacando a repercussão nacional e internacional e todas as implicações decorrentes dessas denúncias, com a participação de vários repórteres e especialistas em política.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ante ao exposto, destaca-se que a notícia partiu de um veículo de comunicação da Globo e segue tendo cobertura completa da emissora, com celeridade e qualidade. Desse modo, a emissora acabou contrariando, ou no mínimo intrigando, muitos que defendem vigorosamente a tese de que ela apoiou ou apoia o popular e aclamado “golpe do Governo Temer”. Há, inclusive, quem levante a hipótese de que a Globo esteja com algum interesse oculto sobre tudo isso.

Críticas e/ou sugestões? Contato: [email protected]@Ligado_na_TV

As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco

aecio neves
bom dia Brasil
eduardo cunha
Globo golpista
golpe
Jbs
Joesley Batista
Jornal da Globo
Jornal Nacional
Ligado na TV
Michel Temer
noticias da tv
O Globo
renata Vasconcellos
TV Foco

Autor(a):

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.