REVIRAVOLTA
250 milhões: Marca de roupas febre no Brasil, espalhadas por shoppings, foi ‘tomada’ por rival antes de falência
05/09/2023 às 21h48
Depois de forte crise, marca esportiva se unificou a uma das concorrentes para evitar sair do mercado
Durante muitos anos, a Billabong foi a principal marca usada por jovens surfistas e skatistas no Brasil. No entanto, depois de 2010, a linha passou a enfrentar uma forte crise e os lucros já não estavam mais suprindo os prejuízos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nas lojas esportivas dos shoppings de todo o país, era comum ver a empresa australiana sendo consumida pelo público. Mas algumas decisões internas e mudança do mercado acabaram fazendo com que quase deixassem de vez as prateleiras.
Em 2018, após uma longa temporada de crise e beirando a falência, a Billabong sofreu uma reviravolta inesperada. A Boardriders, dona da Quiksilver, que foi sua maior concorrente, comprou suas ações e assumiu o comando da empresa de circulação mundial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a CNN Money, a transação foi de nada menos que 250 milhões de euros. Com isso, a marca se unificou com a rival em uma só, sendo a salvação de ambas. O negócio foi realmente surpreendente para os executivos da Boardriders, a atual dona das linhas.
Isso porque a Billabong também já era dona de outras marcas populares, como a Element, a RVCA e a Von Zipper, que são gigantes da indústria do surfe, skate e snowboard. De acordo com a reportagem, na época, já eram mais de 600 lojas espalhadas por 28 países.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que aconteceu com a Billabong?
Famosa no Brasil, principalmente entre o público jovem esportivo, a marca enfrentou uma forte crise com a mudança de mercado em meados de 2010. Depois de 8 anos, ela foi comprada pela Boardriders, que também é responsável pela Quiksilver.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Substituto de Bocardi paralisa BDSP com lei de trânsito em SP que crava isenção do IPVA aos motoristas HOJE (19)
● Anvisa faz proibição contra tempero n°1 das donas de casa e +1 popular e retira de mercado após descoberta
● Melhor que FIM da tarifa dinâmica: Uber anuncia 2 serviços em 14 cidades do Brasil para aniquilar 99 em 2025
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]