VEJA AGORA!
Brasileiros eufóricos e totalmente em festa com comunicado do Serasa para endividados há mais de 5 anos
04/08/2023 às 7h20
Está com uma dívida atrasada há mais de 5 anos? Veja essa solução que o Serasa arrumou para pessoas com dividas não pagas!
Com dificuldades financeiras, muitas pessoas acabam ficando endividadas, e o Serasa emitiu um alerta sobre as dívidas que completaram cinco anos. Muitos acreditam que após esse prazo as dívidas são retiradas do sistema, mas na verdade, elas não são extintas na origem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dívidas com mais de 5 anos permanecem em aberto com a empresa credora e podem ser negociadas normalmente pela plataforma da Serasa, mas são classificadas como “dívida atrasada” em vez de “dívida negativada”. Isso significa que após o período de 5 anos, a dívida deixa de ser considerada negativada e não afeta o cálculo do Score, deixando o “nome sujo” teoricamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As dívidas prescritas não podem ser cobradas pelos órgãos de proteção ao crédito, mas as empresas ainda podem cobrá-las de forma extrajudicial. Porém, é importante ressaltar que essas dívidas não são eliminadas por completo e ainda permanecem em aberto com a empresa credora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como ver se estou negativado?
Para verificar se o seu CPF está negativado no Serasa, siga os passos abaixo:
- Acesse o site ou baixe o aplicativo da Serasa, disponível na Google Play e na App Store.
- Procure pela opção “Consultar CPF grátis” e clique nela.
- Se você já tem um cadastro, insira suas informações de acesso, como nome de usuário (login) e senha, nos campos indicados. Caso não tenha cadastro, você poderá criar um na hora.
- Após fazer o login, clique em “Meu CPF” para prosseguir.
- Na aba que abrir, você poderá verificar se o seu CPF está negativado ou não.
- Adicionalmente, na mesma guia, você terá a oportunidade de verificar informações mais detalhadas sobre quaisquer dívidas existentes. Isso inclui a data em que ocorreu a negativação, dados da empresa credora e o montante pendente a ser pago.
Lembrando que essa é uma forma de verificar a situação do CPF no Serasa, mas existem outras empresas de proteção ao crédito, como o SPC, onde também é importante verificar a situação do seu CPF.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência e lojas fechadas: 2 shoppings populares de SP tem adeus confirmado após décadas
● Falência, engolida pelo Carrefour e R$9M pelos ares: Extinção de 3 redes de supermercado desolam país
● “Envenenamento agudo”: Macarrão nº1 é banido das prateleiras dos mercados em país e alerta é dado
Informações retiradas do site FDR.
Autor(a):
Larissa Santos
Cursando Relações Públicas na Universidade Anhembi Morumbi. Apaixonada por entretenimento e com passagens por outros sites como o AaronTuraTV, meu objetivo é informar com maior objetividade e clareza possíveis.