Em queda, TV paga regride e registra números não vistos há anos
03/02/2018 às 1h55
A TV paga realmente não anda numa boa fase. Por mais que ela ainda tenha muito mais assinantes do que tinha em meados da década passada, por exemplo, o número de pessoas que pagam para ver TV está cada vez menor.
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De acordo com dados divulgados pela Anatel sobre o mercado de TV por assinatura no Brasil mostram a maior queda na história do setor. Entre dezembro de 2016 e dezembro de 2017 houve uma perda de 938,7 mil assinantes (quase 1 milhão!!) – cerca de 5% do total.
Com essa queda, o número de assinantes ficou em 17,85 milhões contra 18,79 milhões do ano anterior, 2016. Tal resultado demonstra que este é o número mais baixo para o setor desde outubro de 2013.
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Também de acordo com dados da Anatel, o mercado da TV por assinatura atingiu o seu ápice em novembro de 2014, com 19,58 milhões de assinantes. Desde então, vem caindo anos após ano, mesmo que lentamente. Em 2017, registrou-se a maior queda.
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De longe, quem perdeu um maior número de clientes foi a Claro-Net. Dos 938,7 mil assinantes que desistiram de pagar para ver TV em 2017, 832 mil eram clientes dessas duas operadoras, controladas pelo mesmo grupo.
Uma operadora cresceu: a Sky, que ganhou 109 mil clientes no ano passado, indo na contramão das rivais e da tendência do mercado. De acordo com o colunista Maurício Stycer, as companhias sabem bem o motivo das perdas.
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As empresas não consideram em suas avaliações internas nem a crise com a Simba nem o eventual impacto dos serviços de streaming, como Netflix. Elas atribuem o mau resultado, principalmente, à crise econômica e à pirataria de canais e séries.