CONFIRA

Confirmado, está em VIGOR: Nova lei CONFIRMADA cai como bomba para motoristas e dói no bolso

05/07/2023 às 19h49

Por: Sophia Gonçalves Villanueva
Imagem PreCarregada
ATENÇÃO motoristas de carros e motos: Licenciamento começa a vencer nesse mês e você precisa correr (Foto: Reprodução/ Internet)

Saiba mais detalhes da nova lei confirmada esta semana que cai como bomba no colo dos motoristas

Nos últimos anos, o Código de Trânsito Brasileiro passou por algumas mudanças e sofreu algumas alterações. E uma delas foi em 2021, a lei que modificou e adicionou várias normas ao Código.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, agora, o documento passa por mais uma mudança, que no caso, começou a valer no último sábado (01). A alteração muda a forma de fiscalização do exame toxicológico, competência de aplicação de multas e novas regras para a circulação de ciclomotores, bicicletas elétricas e patinetes motorizados.

Porém, a que vamos falar aqui, é referente a nova multa do exame toxicológico, que cai como bomba e dói no bolso do motorista, é porque agora também é obrigatório para motoristas das categorias C, D e E.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Motorista de caminhão (Foto: Reprodução/ Internet)

Motorista de caminhão (Foto: Reprodução/ Internet)

MAIS SOBRE O ASSUNTO

Sendo assim, caso haja um infração, isso será registrado como natureza gravíssima com penalidade de multa multiplicada 5 vezes, ou seja, 1.457,35 reais, segundo informações divulgadas pelo UOL.

Além disso, vale destacar que caso haja uma reincidência no período de até 12 meses, a multa multiplica 10 vezes e pode ocorrer suspensão do direito de dirigir. E caso o condutor não realize o exame, também será aplicada uma multa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Exame toxicológico (Foto: Reprodução/ Internet)

Exame toxicológico (Foto: Reprodução/ Internet)

TEVE MAIS ALGUMA ALTERAÇÃO REFERENTE AO EXAME?

A resposta é sim. A segunda alteração da nova lei do Código de Trânsito Brasileiro, referente ao exame toxicológico, foi a criação de um novo artigo no CTB: o 165-C.

No caso, ele estabelece as mesmas penalidades descritas acima, mesmo que tenha a pessoa tenha sido reprovada no exame toxicológico e continuar dirigindo.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de agora, o Contran estabeleceu um prazo até o dia 28 de dezembro deste ano, para que os condutores regularizem os exames, caso estejam vencidos.

Motorista de Van (Foto: Reprodução/ Internet)

Motorista de Van (Foto: Reprodução/ Internet)

exame toxicológico
lei
nova lei
trânsito

Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.