Emissora de TV tem fim trágico após 26 anos de história e 38 bilhões em dívidas
Emissora tão gigante quanto a Globo tem fim trágico após 26 anos de história na televisão brasileira e queda com 38 bilhões em dívidas.
Portanto, estamos falando da Shoptime, que além de marcar ideias inovadoras e irreverentes, foi o primeiro canal de vendas do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que a empresa foi comprada pelo grupo controlador das Lojas Americanas[14] em agosto de 2005 por 126,7 milhões de reais.[15] A aquisição abriu caminho para que o Shoptime integrasse a B2W Digital, proprietária de sites como Submarino e Americanas.
No entanto, de acordo com o TV História, a Americanas informou que o canal de TV seria descontinuado nas operadoras de televisão por assinatura e parabólicas após 28 anos de operações a partir do dia 1° de junho de 2023, concentrando as suas transmissões pelo YouTube.
Isso porque, o grupo controlador da marca entrou em recuperação judicial, em 2021, com uma dívida bruta de R$38 bilhões, segundo informações do UOL.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a Shoptime saiu do ar nas parabólicas e TVs por assinaturas, porém, permaneceu nas plataformas digitais. A decisão foi lamentado pelo público.
Ciro Bottini, que por anos foi um dos principais e grandes nomes da emissora, falou sobre a sua triste extinção e lamentou a situação na época:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Tenho um carinho enorme pela marca, pelo modelo e por tudo que fizemos. Fiquei lá por quase 30 anos. Foi totalmente disruptivo quando surgiu, não havia nada nem parecido. A gente criou do zero. Devo muito da minha trajetória profissional ao fato de ter trabalhado no Shoptime”, disse Bottini ao Natelinha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, quem também se espantou e lamentou o encerramento da estação foi Viviane Romanelli, apresentadora que se destacou por anos no Shoptime:
“Fiquei em estado de choque. Muito triste. São 27 anos de história. Fomos pioneiros em um canal de vendas na TV, que acabou se tornando um canal de entretenimento. É uma pena. Meu coração ficou partido”, disse ao mesmo portal.
Como está a atual situação da Americanas?
Após o início de uma dura crise em 2023, a Americanas divulgou em fevereiro desse ano o balanço dos primeiros nove meses do ano passado.
Contando com os atrasos e o desafio de voltar aos trilhos, a varejista registrou um prejuízo líquido de R$ 4,6 bilhões, segundo o documento apresentado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), após um prejuízo revisado de R$ 6,03 bilhões um ano antes.