FIM CONFIRMADO

Desligamento relâmpago de sinal: Emissora rival da Record encerra transmissão vital e choca telespectadores

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Grupo rival da Record encerrou um dos sinais (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Canal desligou antigo sinal de TV que já vem sendo encerrado no restante do país, mas parte do público foi pego de surpresa

No início de junho, a RIT TV, da igreja de R.R. Soares, encerrou o sinal para boa parte do público. Focada na audiência religiosa, a emissora compete diretamente com a Record, que é do bispo Edir Macedo.

Desde o início de junho, de acordo com o portal Antenados na TV e Streaming, o grupo finalizou a transmissão analógica no satélite Star One D2. Apesar de o desligamento vir acontecendo de forma gradual, o público foi pego de surpresa com o fim no dia 2.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mesmo já aconteceu com outras grandes emissoras de televisão, como Globo e Band. Esse processo faz parte da transição para o sinal digital, que vem sendo implantado há alguns anos no Brasil.

No início de junho, a RIT TV, que é concorrente da Record, encerrou as transmissões analógicas pelo satélite Star One D2 (Foto: Divulgação)

Segundo o G1, kits com equipamentos de substituição estão sendo disponibilizados gratuitamente para famílias beneficiárias de programas sociais. Existe uma verdadeira força-tarefa para a troca da antena parabólica pela atual.

Porém, é preciso estar registrado no CadÚnico. Em nota, o Ministério das Comunicações anunciou que estendeu a data de encerramento das transmissões analógicas, abertas em 1.265 cidades, para junho de 2025. Ou seja, tem exatamente 1 ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa medida foi tomada para que a população não fique sem sinal de televisão. Desde 2018, a Anatel vem reforçando a mudança da TV digital no Brasil, mas não foram todos os municípios que se adequaram. Na lista, aparecem diversas regiões e estados.

Entre eles, Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e Piauí. Desde 2010, a fabricação de TVs passou a ser feita com sinal já modernizado. Apenas os mais antigos precisaram fazer a conversão.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governo Federal estendeu prazo para que famílias não percam sinal da Globo, Record e Band (Foto: Divulgação)

O que muda da TV analógica para a digital?

De forma técnica, a transmissão analógica utilizava ondas eletromagnéticas contínuas, enquanto a digital usa uma corrente de bits, em códigos binários, vista também na linguagem digital de PCs, CDs, DVDs e celulares, transformando sons e cores em bits.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile