FIM CONFIRMADO

Desligamento relâmpago de sinal: Emissora rival da Record encerra transmissão vital e choca telespectadores

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Grupo rival da Record encerrou um dos sinais (Foto: Divulgação)

Canal desligou antigo sinal de TV que já vem sendo encerrado no restante do país, mas parte do público foi pego de surpresa

No início de junho, a RIT TV, da igreja de R.R. Soares, encerrou o sinal para boa parte do público. Focada na audiência religiosa, a emissora compete diretamente com a Record, que é do bispo Edir Macedo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde o início de junho, de acordo com o portal Antenados na TV e Streaming, o grupo finalizou a transmissão analógica no satélite Star One D2. Apesar de o desligamento vir acontecendo de forma gradual, o público foi pego de surpresa com o fim no dia 2.

O mesmo já aconteceu com outras grandes emissoras de televisão, como Globo e Band. Esse processo faz parte da transição para o sinal digital, que vem sendo implantado há alguns anos no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No início de junho, a RIT TV, que é concorrente da Record, encerrou as transmissões analógicas pelo satélite Star One D2 (Foto: Divulgação)

Segundo o G1, kits com equipamentos de substituição estão sendo disponibilizados gratuitamente para famílias beneficiárias de programas sociais. Existe uma verdadeira força-tarefa para a troca da antena parabólica pela atual.

Porém, é preciso estar registrado no CadÚnico. Em nota, o Ministério das Comunicações anunciou que estendeu a data de encerramento das transmissões analógicas, abertas em 1.265 cidades, para junho de 2025. Ou seja, tem exatamente 1 ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa medida foi tomada para que a população não fique sem sinal de televisão. Desde 2018, a Anatel vem reforçando a mudança da TV digital no Brasil, mas não foram todos os municípios que se adequaram. Na lista, aparecem diversas regiões e estados.

Entre eles, Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e Piauí. Desde 2010, a fabricação de TVs passou a ser feita com sinal já modernizado. Apenas os mais antigos precisaram fazer a conversão.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Governo Federal estendeu prazo para que famílias não percam sinal da Globo, Record e Band (Foto: Divulgação)

O que muda da TV analógica para a digital?

De forma técnica, a transmissão analógica utilizava ondas eletromagnéticas contínuas, enquanto a digital usa uma corrente de bits, em códigos binários, vista também na linguagem digital de PCs, CDs, DVDs e celulares, transformando sons e cores em bits.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile