Canal desligou antigo sinal de TV que já vem sendo encerrado no restante do país, mas parte do público foi pego de surpresa
No início de junho, a RIT TV, da igreja de R.R. Soares, encerrou o sinal para boa parte do público. Focada na audiência religiosa, a emissora compete diretamente com a Record, que é do bispo Edir Macedo.
Desde o início de junho, de acordo com o portal Antenados na TV e Streaming, o grupo finalizou a transmissão analógica no satélite Star One D2. Apesar de o desligamento vir acontecendo de forma gradual, o público foi pego de surpresa com o fim no dia 2.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O mesmo já aconteceu com outras grandes emissoras de televisão, como Globo e Band. Esse processo faz parte da transição para o sinal digital, que vem sendo implantado há alguns anos no Brasil.
Segundo o G1, kits com equipamentos de substituição estão sendo disponibilizados gratuitamente para famílias beneficiárias de programas sociais. Existe uma verdadeira força-tarefa para a troca da antena parabólica pela atual.
Porém, é preciso estar registrado no CadÚnico. Em nota, o Ministério das Comunicações anunciou que estendeu a data de encerramento das transmissões analógicas, abertas em 1.265 cidades, para junho de 2025. Ou seja, tem exatamente 1 ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa medida foi tomada para que a população não fique sem sinal de televisão. Desde 2018, a Anatel vem reforçando a mudança da TV digital no Brasil, mas não foram todos os municípios que se adequaram. Na lista, aparecem diversas regiões e estados.
Entre eles, Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e Piauí. Desde 2010, a fabricação de TVs passou a ser feita com sinal já modernizado. Apenas os mais antigos precisaram fazer a conversão.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Choro em bastidor: Apresentador do Balanço Geral e +1 estrela do Domingo Espetacular são demitidos da Record
● Possível saída de Luiz Bacci e Gottino fora do Balanço Geral: Record se prepara para 2 viradas surreais em 2025
● Passaralho no fim de 2024: Record promove novo pacotão de demissão com adeus de 5 estrelas e +1 da Globo
O que muda da TV analógica para a digital?
De forma técnica, a transmissão analógica utilizava ondas eletromagnéticas contínuas, enquanto a digital usa uma corrente de bits, em códigos binários, vista também na linguagem digital de PCs, CDs, DVDs e celulares, transformando sons e cores em bits.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE