Emissora de TV aberta está passando por severa crise financeira e pode deixar de existir a qualquer momento após se afundar em dívidas e ser aterrorizada pela falência por culpa da Globo
É indiscutível que a televisão é item mais que indispensável nos lares brasileiros. Afinal de contas, muitos brasileiros mal começam o dia e já ficam diante das telinhas a fim de ficar por dentro de tudo que está acontecendo no país e no mundo.
Isso sem falar nas programações que promovem entretenimento, cujos quais enchem as casas de momentos inusitados, felizes, emocionantes e até mesmo engraçados. Apesar do primeiro televisor ter sido criado no ano de 1927, ele teve seu verdadeiro boom mesmo na década de 50, nos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por aqui, ela aconteceu pra valer na década de 70 e, desde então, marcou e ainda marca a vida de muitos telespectadores. Ao longo da história, a TV contou com emissoras inesquecíveis e que marcaram para sempre as gerações.
Porém, infelizmente, muitas delas nem sempre duram para sempre e são obrigadas a dar um adeus repentino, deixando milhares de telespectadores entristecidos.
Como ocorreu no dia 12 de abril de 2024, quando a TV Gazeta Alagoas, cuja qual é afiliada da Rede Globo, está passando por uma terrível dívida financeira e pode estar com os dias contados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afundada em dívidas
De acordo com o portal “O Cafézinho”, o calote em dívidas já se encontra na casa de R$ 125 milhões, algo que agravou ainda mais a sua situação no mercado.
De acordo com a fonte mencionada, a emissora está no controle de Fernando Collor de Mello e está em um processo de recuperação judicial desde o ano de 2019, para tentar recuperar o seu prestígio e voltar a ter anos de glória novamente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, é bem possível que esse terror de falência vivido pela da TV Gazeta pode ser que tenha de certa forma a culpa da TV Globo, já que ela decidiu não renovar a parceria de 48 anos com a emissora, quando venceu o contrato, em dezembro de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal de contas, esse rompimento pode ser a responsável por frustrar os planos da empresa televisiva de Alagoas.
Globo se manifesta
Em uma nota oficial, feita para comunicar a todos sobre o seu posicionamento, a Globo expressou a sua decisão, dizendo:
“A Globo não deseja mais permanecer associada à TV Gazeta quando é notório que um de seus sócios e seu principal executivo foram condenados pela mais alta corte do país pelo cometimento de crimes, em cuja execução, segundo a decisão do STF, a própria TV Gazeta teria sido utilizada”.
Qual a situação atual da TV Gazeta de Alagoas?
De acordo com a F5, a TV Gazeta conseguiu uma liminar, após apoio do Ministério Público, que obrigava a Globo a renovar o contrato de afiliação com a emissora de Collor até 2029 e é essa decisão que seguirá em vigor.
Caso o contrato não seja renovado, segundo a TV Gazeta, haverá demissões em massa, com a extinção de ao menos 209 dos 279 postos de trabalho da empresa.
Porém essa decisão foi passível de recurso, ou seja a Globo ainda pode recorrer, fazendo com que essa disputa possa correr ainda pela frente.
A Globo alega que a TV Gazeta segue com dívidas gigantes e que o atual acordo não resolve o problema de recuperação judicial da empresa.
O relator do caso, Paulo Zacarias, deu um parecer favorável à emissora, mas os outros dois desembargadores divergiram, alegando que a TV Gazeta iria falir sem o vínculo com a Globo.
Vale ressaltar que a Globo já tem um acordo verbal com o Grupo Asa Branca de Comunicação, dono da TV Asa Branca, sua parceira no interior de Pernambuco, para substituir a TV Gazeta.