Empresa amada por todos corta dezenas de suas lojas e mira falência
Uma empresa amada pelos brasileiros está enfrentando um dos momentos mais complicados de sua história, com muita dívida acumulada, e por isso teve que cortar grande parte de suas unidades nos últimos meses.
O ano de 2023 está bastante complicado para as varejistas, com nomes gigantes divulgando um rombo enorme no caixa e a redução drásticas de lojas espalhadas pelo país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em um processo de recuperação judicial desde 2018, com uma dívida de 675 milhões de reais, de acordo com o portal ‘Uol’, a Saraiva decidiu fechar grande parte de suas unidades como uma estratégia de recuperação.
Somente em abril, 6 delas foram fechadas, representando 18% de seu total, sendo duas no Rio Grande do Sul, no Praia de Belas Shopping e Iguatemi Porto Alegre. As outras que fecharam foi em São Paulo, Pernambuco e Paraíba.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém não parou por ai, isso porque entre os meses de maio e junho a Saraiva fechou outras 13 unidades, e a varejista novamente afirmou que tudo isso faz parte do processo de recuperação.
“Em linha com o seu plano de reestruturação da rede e sem prejuízo da análise de viabilidade econômica do parque de lojas remanescente”, disse a empresa justificando o fechamento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma dessas unidades foi em Natal, que não conta com mais nenhuma loja da rede, e ainda 14 estão abertas, distribuídas em 7 estados brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda no processo de recuperação judicial, de acordo com o portal ‘O Globo’, a empresa teve um prejuízo de R$15 milhões no primeiro trimestre, foi uma melhora em comparação aos outros anos, mas a situação ainda segue bastante delicada.
Quando a Saraiva foi fundada?
Uma das maios redes de livrarias do Brasil, a Saraiva foi fundada no dia 13 de dezembro de 1914.