Uma marca querida por todos os brasileiros pode falir de vez e muitos estão sem entender o que aconteceu
Se você mora no Brasil e tem uma tia, vó ou mãe, já deve ter ouvido a frase: “Devolve minhas Tupperware”, inclusive tal hábito já virou até meme na internet na criação de vídeos. Isso porquê a marca Tupperware ficou tão popular e amada pelo público, que qualquer potinho comprado acaba levando seu nome.
Fora isso a marca ainda é sinônimo de potes de qualidade a anos, mas infelizmente a mesma está passando por uma crise terrível após 77 anos de existência. Mas será que ela vai entrar em falência?
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Segundo a CNN, nesta semana, a fabricante de potes de plástico informou ao mercado que há “dúvidas substanciais sobre a capacidade da empresa de continuar operando”.
E nós sabemos muito bem, que quando a crise financeira vem de modo geral, o primeiro corte a ser feito são os supérfluos, se tiver no mercado algo mais acessível, por mais amor que tenhamos por uma marca, é nele que iremos com toda a certeza.
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Segundo Alexandre Ripamonti, professor de economia e finanças da ESPM, a empresa não conseguiu diversificar e ampliar a forma que vende seu produto. Isso foi gerando resultados ruins e a empresa foi se endividando até o ponto das dívidas serem bem maiores que a receita.
A própria Tupperware afirmou que não terá dinheiro suficiente para financiar suas operações se não garantir dinheiro adicional, em um comunicado oficial ela declarou:
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“A companhia está explorando possíveis demissões e revisando seu portfólio imobiliário para possíveis esforços de economia de dinheiro”
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Fora isso a marca viu suas ações no mercado financeiro despencarem em 50%, para o menor nível em quase três anos, cotadas a US$ 1,21, e encerraram a sessão em queda de 48% com um valor de mercado de cerca de US$ 55 milhões.
Esse declínio está se perpetuando desde o ano de 2022 e até então não houve nenhum quadro de melhora.
O que rolou com a marca …
Vale dizer que a marca Tupperware, muitas vezes usada pata classificar qualquer pote pela tradição que possui, sempre manteve suas características intactas, sendo um verdadeiro modelo de vendas por meio de consultoras.
Porém, como foi mencionado, a marca tem encontrado dificuldades em captar novos clientes, principalmente do público mais jovem, que tem optado mais em sustentabilidade e avançar no comércio on-line.
Segundo o professor da FGV, Roberto Kanter, o sucesso da marca teve o auge na década de 60, quando o plástico era novidade nos Estados Unidos, se transformando em uma verdadeira coqueluche entre o público.
Tupperware ainda conta com consultoras para fazer suas vendas (Foto Reprodução/Internet)Porém, segundo ele, o cenário começou a declinar quando o comércio digital deu as caras e automaticamente as mudanças do hábito de consumir acabou sendo inevitável, ainda mais com o avanço mercantil da China que oferece os mesmos produtos em valores extremamente difíceis de competir:
“A empresa ficou muito dependente de um modelo de negócios, não diferente de uma Avon, Mary Kay, de outras empresas que tem ainda uma enorme predominância na venda pessoal”– Iniciou ele que continuou:
Mas muitas delas, como a Natura, já vem trabalhando cada vez mais em ampliar seus canais de distribuição, montando lojas físicas, lojas digitais, vendendo em canais indiretos. Isso a Tupperware levou muito tempo para implementar”
Vale dizer, que em uma tentativa de se restabelecer, a marca chegou a oferecer seus produtos nas prateleiras de uma loja famosa dos Estados Unidos, a Target, fundada em 1902.
Essa ideia partiu como uma maneira de reiventar a marca, com planos de expandir os negócios por meio de vários canais de varejo e colocar os produtos novamente em evidência entre consumidores mais jovens que nunca experimentaram a era das “festas”
Porém segundo Kanter, para a geração atual esse modelo de negócios está ultrapassada. Fora isso, a Tuppeware tem ficado cada vez mais inacessível em questão de preço, visto que para proteger as suas margens de taxas de juros mais altas e os custos elevados da resina e mão de obra.
Fora o dólar americano, que está cada vez mais forte e persistente na cadeia de suprimentos. Porém, a força de vendas da empresa consiste em cerca de 3,1 milhões de pessoas no mundo. A marca possui mais de 8.500 patentes de produtos domésticos e designs funcionais.
Quando a Tupperware foi lançada?
A Tupperware foi fundada em 1946 pelo engenheiro Earl Tupper e teve um ganho de popularidade nas décadas seguintes, principalmente entre as donas de casa, ainda em um contexto onde a participação feminina no mercado de trabalho caminhava aos poucos.
A marca se popularizou com as chamadas “festas Tupperware”, em que mulheres convidavam amigas e vizinhas para apresentar os produtos e realizar vendas. No Brasil, não foi diferente.
A marca chegou ao brasil em 1976 e também conquistou o público brasileiro, tornando-se sinônimo para os produtos comercializados, o mesmo que aconteceu, por exemplo, com a Xerox.