Empresa antiga teve falência decretada
Não é novidade para ninguém que a pandemia da Covid-19 deixou marcas profundas na economia nacional. Várias empresas nacionais, por exemplo, estão surpreendendo ao declarar crise e até mesmo falência. Dessa vez, uma importante companhia passou pelo mesmo processo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando de uma das empresas mais tradicional e antiga do mercado nacional. A Curtume Central teve a falência decretada pela Justiça. A companhia está localizada em Maringá, no Paraná, e já tem 44 anos no mercado. Aliás, a empresa estava há anos em processo de recuperação judicial.
De acordo com informações oficias, a empresa estava desde 1997 em regime de concordata preventiva. Atualmente, esse termo é conhecido como processo de recuperação judicial. Sendo assim, a falência foi decretada pela juíza substituta da 6ª Vara Cível de Maringá, Daniela Palazzo Chedi Bedin.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, a magistrada chegou a conclusão que não havia demonstração de que poderia haver prejuízo aos bens e interesses de credores, nem mesmo o risco de execução de arrecadação. Mas, a empresa informou que desde 2013, vinha tentando quitar as dívidas tributárias federais, estaduais e municipais.
Eles disseram estarem utilizando a transação especial ofertada pela Receita Federal em maio de 2022. Além disso, a Curtume Central afirmou que irá contestar a decisão judicial. Além disso, afirma que, segundo determinação do Ministério Público, desde o ano de 2020 a empresa não possui dívidas trabalhistas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantas empresas pediram falência no Brasil em 2023?
Apenas no primeiro mês de 2023, mais de 70 empresas deram entrada em pedidos de falência, segundo o Serasa Experian. Do total de 72 companhias, 19 são de grande porte, 25 médias e outras 28 são micro e pequenos empreendimentos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se comparado o número com os anos anteriores, a diferença é gritante. Em janeiro de 2022, por exemplo, foram 46 pedidos de falência, enquanto em 2021 foram apenas 40 empresas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE