Medida de grande empresa promete acabar de vez com o terror que muitos motociclistas enfrentam
Quem anda de moto, com certeza, é aterrorizado com o medo de cair e se machucar feio em acidentes, em outros casos, o pânico é ainda maior, pois muitos desses acidentes são fatais.
Se você possui ou mencionou um certo desejo em ter uma moto também já deve estar cansado de ouvir a frase: “Toma cuidado porque moto é pior que carro” .
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois é, todo esse medo tem um motivo razoável, afinal de contas, a moto é um veículo cuja proteção está apenas no corpo da pessoa, e qualquer acidente, por mais leve que seja, acaba machucando e muito quem a dirige.
Pensando nisso, a Autoliv, uma grande empresa sueca especializada em segurança, anunciou que está em seus planos vender o primeiro airbag universal para motos dentro de dois anos. A pretensão é reduzir o número de lesões por impacto frontal.
Revolução
Segundo o portal Moto Ciclismo Online, essa empreitada chegará como uma grande revolução no mundo das duas rodas. Esse projeto tem como prazo um período de 2 anos, sendo assim é muito provável que em 2025 ele já seja uma realidade.
Vale dizer que a marca sueca colabora há vários anos com a Piaggio nesta área, e a ideia principal é criar um sistema integrado em uma motocicleta com o intuito de reduzir as contusões em caso de colisão pela frente.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De fato, a grife italiana já registou um pedido de patente com esse sistema integrado no modelo MP3. Embora atualmente tenhamos cada vez mais elementos tecnológicos responsáveis por manter tudo sob controle, agora se espera ir além com a implementação deste sistema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a data de 2025 está no horizonte como o momento ideal para apresentar oficialmente o primeiro airbag universal para motos. Vale frisar que atualmente podemos contar com sistemas de airbag de outro tipo para podermos usar enquanto conduzimos.
De fato, várias marcas no mercado oferecem coletes equipados com airbags com os quais nos sentimos mais seguros. No MotoGP, por exemplo, é obrigatório o uso de airbag por parte dos pilotos, assim como no Mundial de Rally-Raids.
No entanto, a Autoliv pretende ir mais longe, com um sistema instalado na própria moto. Desse modo, especialmente de frente, podem ser evitadas várias lesões que geralmente são bastante graves e, como mencionamos acima, pode levar até a morte.
Como vai funcionar esse airbag?
Em uma, os impactos que serão amortecidos com essa medida são os de zonas sensíveis como a cabeça, o pescoço e o peito. Em essência, o sistema continuará com os elementos já vistos anteriormente em outros veículos.
Diferentes sensores de detecção de colisão, ou seja, uma ECU, vai gerenciar os dados do algoritmo e o airbag equipado com um gerador de gás para o encher imediatamente em caso de impacto entrará em ação.
Segundo Mikael Bratt, CEO e presidente da Autoliv, a empresa está comprometida com a visão de salvar vidas e fornecer soluções práticas para a sociedade quanto a mobilidade urbana.
O desenvolvimento destes produtos é parte integrante da agenda de sustentabilidade da empresa e é um passo importante rumo ao objetivo de salvar 100.000 vidas por ano até 2030.