EITA

Dívida de R$ 1 bilhão e falência: Empresa brasileira de alimentos não suporta crise e fecha as portas

21/01/2024 às 20h56

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Empresa brasileira de alimentos decreta falência (Foto: Reprodução/ Internet)

Empresa brasileira alimentícia não suporta crise e vai à falência

Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de situações podem levar ao fim de um grande empreendimento. Dessa vez, falaremos da falência de uma amada empresa de alimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O empreendimento viu as dívidas acumularem, chegarem a mais de 1 bilhão de reais e teve a sua falência decretada, em meados de 2005, pegando todos de surpresa com a decisão. E estamos falando do Frigorífico Chapecó.

No ano de 1997, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) assumiu o controle da empresa, e em 2003 a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle comprovou que teriam dado quase 200 milhões de dólares para a empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Frigorífico em Santa Catarina fecha as portas (Foto: Reprodução/ Internet)

Frigorífico em Santa Catarina fecha as portas (Foto: Reprodução/ Internet)

Apesar de todo esse montante recebido, uma forte crise financeira atingiu a Argentina naquela época, afetando diversas instituições brasileiras, inclusive o Frigorífico Chapecó.

Assim, conforme o jornal ‘Folha de S. Paulo’, a empresa acabou vendo suas dívidas acumularem e atingirem mais de 1 bilhão de reais, se tornando uma situação praticamente irreversível e levando a um triste fim com a falência decretada. Isso porque as receitas dos arrendamentos não seriam suficientes para honrar o pagamento da concordata

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde 2003, até o seu fim em definitivo, ainda segundo a ‘Folha de S. Paulo’, a empresa teve mais de 8 mil funcionários demitidos, até que no dia 29 de abril de 2005, a juíza Rosane Portella Wolff decretou a falência do estabelecimento.

O Frigorífico Chapecó teve sua falência decretada em 2005 (Reprodução: Internet)

O Frigorífico Chapecó teve sua falência decretada em 2005 (Reprodução: Internet)

A decisão da juíza diz que: “Como resultado funesto da reorganização e reestruturação mal concebida e pior ainda administrada, a Chapecó existe apenas no papel. Não possui mais funcionários, conhecimento e fundo de comércio ou marca”.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando o frigorífico Chapecó foi fundado?

O Frigorífico Chapecó foi fundado em 1952 e atuava em todo o território nacional e também era responsável por exportar os seus produtos para mais de 50 países, através de suas 8 unidades industriais.

Thumbnail Video Youtube

dívida milionária
falência

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.