Descubra se você perderá dinheiro se uma grande empresa fechar as portas
Investir em ações da Bolsa de Valores é um dos muitos caminhos que existem no mercado para se aplicar o próprio dinheiro. O objetivo de quem entra nesse universo é aplicar a grana em um lugar seguro e, ainda, poder faturar uns trocados a mais com os dividendos vindos dessa empresa.
Contudo, como todo investimento, comprar ações também pode trazer alguns riscos e o sonho de ganhar mais dinheiro pode se tornar um verdadeiro pesadelo. Um exemplo é quando a empresa declara falência, que ocorre quando a mesma passa por uma recuperação judicial e não consegue arcar com suas dívidas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se isso acontece, a empresa terá que vender todos seus ativos. Durante esse processo, muitos saem prejudicados, inclusive aqueles que investiram suas ações na instituição falida. Nos últimos anos, no entanto, ficou acertado que o investidor não perderá por completo o dinheiro.
O lado positivo é que o investidor não terá que se envolver com os credores da empresa, mesmo que tenha sido sócio e tenha lucrado com os dividendos em algum momento. As corretoras também podem ser útil neste momento. Elas costumam ofertar empréstimo chamado de conta margem.
AFINAL, QUEM INVESTIU O DINHEIRO VAI PERDER?
Nesse tipo de empréstimo é possível pegar dinheiro e dar as ações como garantia, porém se a empresa falir a corretora emite uma chamada de margem, e o empréstimo precisa ser quitado imediatamente, ou a corretora poderá pegar outros bens para pagar essa chamada.
Dessa forma, apesar de não gerar dívidas para o investidor e o mesmo não ter que arcar com os prejuízos junto aos credores, quem investe precisa ficar atento às operações financeiras que envolvam essas ações. O correto é ler bastante sobre o assunto para se informar da melhor forma, antes de aplicar todo o dinheiro na Bolsa de Valores.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE