Uma empresa gigante e tradicional acaba de ter escândalo revelado e golpe em clientes exposto pela Globo
A Globo anunciou ao vivo que o Procon no Rio de Janeiro abriu investigação contra uma das empresas mais tradicionais do Brasil.
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Isso porque a empresa tem sido julgada por aplicar um ‘golpe’ nos seus clientes e não devolver o dinheiro após cancelar pedidos e compras.
Primeiros falaremos da Hurb, famosa empresa de agendamento e venda de pacotes de viagem que virou o centro das atenções.
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Segundo reportagem da Globo, consumidores estão manifestando publicamente a preocupação com a falta de devolução de valores em relação a pacotes de viagens cancelados
Desde o início da crise em abril, quando os clientes enfrentaram problemas ao chegarem em hotéis que não haviam recebido o pagamento pelos pacotes, o número de reclamações tem crescido exponencialmente. A situação tornou-se tão crítica que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) interveio, proibindo a Hurb de vender pacotes flexíveis.
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As críticas a Hurb foram tantas que eles limitaram os comentários nas redes sociais, mas, permanecem vendendo pacotes de viagens atualmente.
Em comunicado a Hurb disse que está “comprometida com a restituição dos valores requeridos” e a disposição de quaisquer dúvidas dos clientes.
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E A 123 MILHAS?
Recentemente outra empresa entrou em uma polêmica sem igual, agora a 123 milhas, que cancelou todas as viagens do pacote ‘promo’ e clientes a acusaram de não reembolsar o valor.
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Segundo a Globo, a 123 milhas está no alvo do Procon que entrou na justiça contra a empresa, que deu vouchers de viagens no lugar das passagens já compradas.
Nas redes sociais a 123 milhas explicou o motivo do cancelamento, disse que se o cliente já tiver recebido o ticket a viagem estava confirmada e que passará a dar vouchers para uma nova viagem.
A empresa também ressaltou que os cancelamento é apenas referente as passagens do pacote ‘Promo’ e que os outros permanecem em atividade.
Em matéria publicada pelo g1 da Globo, algumas orientações são feitas ao cliente que vê uma passagem muito barata e passa a desconfiar.
O caso da 123 milhas é semelhante ao ocorrido pela Hurb e ambos tiveram a intervenção do Procon após cancelamento de viagens ou não pagamentos de reservas em hoteis.
Algumas dicas foram:
- Prefiram pela emissão e confirmação imediata de passagens ou reservas;
- Realizem diversas pesquisas e comparações antes de decidir pela compra;
- Confirmem se a agência escolhida é regularizada;
- Tenham clareza dos riscos caso escolham um modelo mais incerto e de longo prazo (com um possível cancelamento em cima da hora, por exemplo).