“Encerra hoje”: Canal rival da Globo tem fim de sinal decretado na TV após 28 anos e faz Brasil chorar
28/02/2025 às 11h41

Canal rival e tão famoso quanto a Globo decreta fim das atividades depois de quase três décadas de funcionamento
A emissora, tão popular quanto a Globo, anunciou o encerramento de suas atividades no Brasil e o desligamento de seu sinal em 2025. Embora surpreenda, esse movimento reflete a mudança de geração e o impacto da transformação no consumo de mídia, com a audiência cada vez menor o tão amado canal deixará o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a nova geração migrando dia após dia para as plataformas digitais, a empresa decidiu que era hora de uma mudança drástica.
Depois de muitos anos no ar, a Disney Channel decidiu no final do ano passado, que iria encerrar a grande maioria de seus canais lineares de TV por assinatura. Com exceção da ESPN, todos os outros serão descontinuados em fevereiro de 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, as operadoras Claro e Sky, por exemplo, já foram avisadas da mudança. Ao todo, sairão do ar as marcas: Disney Channel, Star Channel, Cinecanal, FX, National Geographi e Baby TV. Os canais serão descontinuados em todos os provedores de TVs por assinatura do Brasil a partir dessa sexta-feira (28).
Tendo isso em vista, todo o conteúdo dos canais ficará restrito ao Disney+ (plataforma de streaming da empresa). Entretanto, a ESPN segue devido a sua relevância com eventos ao vivo.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luto: Globo confirma, Tati Machado perde bebê e faz parto forçado

Pavor: Fábio Jr. amarga mágoa após cometer maior erro por culpa da Globo

Poderosa da Globo humilha, xinga e provoca choradeira nos bastidores de novela; atores querem desistir
O que a Disney falou sobre o encerramento no Brasil?
Por isso, em nota, a Disney confirmou a mudança de negócio e ressaltou o fato de que está apenas seguindo o mercado e modernizando suas entregas de conteúdo com a demanda do público.
“Em resposta às transformações no cenário local de mídia e entretenimento, e para garantir que continuemos a evoluir e atender às necessidades de nossos consumidores com agilidade e inovação, decidimos descontinuar a operação de alguns canais lineares no Brasil a partir de 28 de fevereiro de 2025”, disse em nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Essa decisão inclui o encerramento dos canais Star Channel, Cinecanal, FX, National Geographic, Disney Channel e Baby TV, sem impactar nossos canais esportivos”, acrescentou.
A empresa de TV paga é considerada uma potência de nome, é a primeira a tomar essa decisão. Outros grupos, como Warner e Globo, tem acordos duradouros com as operadoras e seguem com canais lineares.
Logo, o público mais velho, acostumado a programas tradicionais e transmissões ao vivo, sente a perda de um canal que fez parte da rotina de muitas famílias, evidenciando como as preferências estão mudando em um cenário de constante evolução tecnológica.

“O fim dos tempos chegou”, disse um internauta. “O canal Disney Channel encerra hoje no Brasil”, declarou outra. “O que me deixa com raiva e que não tivemos uma despedida a altura”, afirmou uma terceira.
Por fim, é importante destacar, que a emissora que é tão popular quanto a Globo, chegou no Brasil em abril de 2001 e fez um imenso sucesso entre crianças e adolescentes da época.
- Disney Channel encerra atividades no Brasil;
- Rival da Globo anuncia fim.
Conclusão
Em suma, a Disney Channel anunciou o encerramento de suas atividades no Brasil após quase 30 anos de sucesso, refletindo a mudança no consumo de mídia, com a migração da audiência para plataformas digitais. A partir de 2025, canais como Star Channel, FX e National Geographic serão descontinuados, com o conteúdo migrando para o Disney+.
Agatha Moreira diz o que ouve do fracasso de Mania de Você
Autor(a):
Sandra Cotrim
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.