Santander e Itaú anunciaram fim de importante serviço
O Santander e o Itaú, sem sombra de dúvidas, são dois grandes bancos em atividade no Brasil. Por se tratarem de instituições privadas, eles sempre se esforçam para oferecer o melhor serviço para seus clientes. Entretanto, dessa vez, temos uma notícia que pegou muitas pessoas de surpresa.
Isso porque o Santander e o Itaú anunciaram um fim de um serviço crucial. Para quem não sabe, estamos falando sobre o encerramento dos pacotes de serviços as operações via Documento de Ordem de Crédito (DOC) para pessoas físicas e jurídicas. As informações são da CNN Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Itaú e Santander já desativaram esse tipo de transferência. O Banco do Brasil, Caixa e Bradesco já informaram aos clientes a data de descontinuidade do serviço. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos deverão deixar de oferecer o DOC até o dia 29 de fevereiro de 2024.
Vale lembrar que o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos. O uso dessas operações vem caindo nos últimos anos, principalmente após o lançamento do Pix, em novembro de 2020. Aliás, os números são de impressionar e justificam a decisão.
Acontece que um levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento com base em dados divulgados pelo Banco Central mostra que as transações via DOC em 2022 somaram 59 milhões de operações, apenas 3,7% do total de 63,071 bilhões de operações realizadas no ano.
Como ficaram as operações?
A situação era tão crítica que o DOC ficou atrás dos cheques (202,8 milhões), TED (1,01 bilhão), boleto (4 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões), cartão de crédito (18,2 bilhões) e do Pix (24 bilhões). Além do DOC, serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE