CHOCANTE
Encerramento de produções: 2 motos amadas da HONDA chegam ao fim em 2023 e motoqueiros choram
06/11/2023 às 20h06
A montadora encerrou a produção de duas motos
Recentemente, a Honda já não vende no Brasil oficialmente duas motos da mesma linha. Tratam-se dos veículos que deixaram o país por causa dos investimentos da montadora em outros modelos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que as motos se tornaram indispensáveis em quem ama viver sob duas rodas. Entre tantas marcas e modelos, muitas delas passam por gerações. Já outras permanecem apenas no coração desse público.
SAIBA MAIS! Baratas e ‘bebem’ pouco: Com Honda na lista, estas são as 5 motos mais econômicas do Brasil em 2023
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É inegável que a Honda, de longe, é uma das montadoras mais tradicionais nesse setor. Porém, como tantas outras, ela não está isenta em dar adeus a seus modelos, mesmo que sejam os mais icônicos e amados pelos motoqueiros de plantão.
O ano era 2019, mais precisamente em fevereiro, quando a montadora confirmou o encerramento da produção de um dos seus modelos mais amados, após um pouco mais de 4 décadas (42 anos) no Brasil, o que deixou muitos motoqueiros em choque.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Honda CG 125 que foi lançada no ano de 1976 como a 1ª moto nacional da marca japonesa, inclusive de acordo com informações do portal Auto Esporte, ela foi a mais vendida do país por vários anos. Ela foi substituída em 2016 pela CG 160, que agora é a líder de vendas e continua como a única moto da linha.
Em seu último ano de vendas, no ano de 2018, a CG 125 foi apenas a 7ª moto mais emplacada do Brasil, alcançando 28.401 unidades. Apesar dos números altos, nem chegavam perto dos números incríveis que a mesma alcançou em seus anos de ouro.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● PiX de R$ 704 hoje (23): Caixa Tem libera pagamento salvador à lista do Bolsa Família
● Falência, abandono e rejeição: 3 montadoras, gigantes como a FIAT, têm fim amargo no Brasil
● Nova idade mínima e adeus só R$1.412: 2 viradas atingem em cheio a aposentadoria em 2025
Com a nova regra que exige CBS ou ABS nas motos novas desde o início do ano de 2019, a rival da Yamaha optou por não investir no sistema para a 125. Assim, ela não poderia ser mais fabricada. A SH 150 segue fazendo sucesso.
QUAL FOI A OUTRA MOTO EXTINTA DA HONDA?
Outro modelo que encerrou a produção no Brasil foi a Honda SH 300i, uma scooter de design moderno e organizado, incorporando tecnologia de ponta. Com seu assoalho plano e para-brisa incluído como equipamento padrão, apresenta uma estética que lembra uma motocicleta de estrada.
Porém, este modelo está programado para sair de linha em 2023, fazendo parte da lista de motos da marca que serão retiradas de circulação. Nesse ano, a montadora descontinuou a produção da Honda CB 250F Twister, substituindo-a por um novo modelo de 300cc que incorporou um motor aprimorado.
A versão mais potente apresenta um design ainda mais voltado para a cidade e com um toque esportivo. Sendo assim, a scooter bem tecnológica com uma construção moderna e bem arranjada sairá de linha até dezembro.
Autor(a):
Diego Laureano
Sou formado em Teatro, Produção Audiovisual e Jornalismo e completamente apaixonado por comunicação. Já atuei em emissoras de TV como Assistente de Produção e Redator em portais de entretenimento. Escrevo sobre televisão e seus bastidores, com responsabilidade, clareza, leveza e muito amor desde 2008. Mas a minha realização profissional está no Departamento de Novelas e Realities, no qual faço parte no TV Foco desde 2022. Além de Redator, atuo como Co-Apresentador das Lives do site no YouTube, às terças e sextas-feiras. Minhas redes sociais são: [email protected]