O fechamento de agência do Santander
Um dos bancos mais tradicionais do país causou choque ao confirmar o encerramento das atividades de duas agências. Sendo assim, o Santander, rival do Itaú emitiu um comunicado nada animado para os ex-funcionários e clientes da região.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Presente em dez países, a instituição foi criada em 1857, na província de Santander na Espanha, Atualmente, a província se chama Cantábria. Em pouco tempo a instituição comprou diversos outros bancos e estendeu-se para todo o país.
SAIBA MAIS! Por mais de R$ 1 bilhão: A atitude do Santander ao confirmar venda após 20 anos e comunicado oficial
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, atualmente, o Santander atua em diversos países, tendo cerca de 194 mil empregados e 37 mil clientes ao redor do mundo. Porém, após a pandemia da Covid-19 que assolou o mundo, trouxe impactos negativos no Brasil e provocou um caos em várias instituições financeiras.
Segundo informações do jornal Ururau, em junho de 2023 o Santander anunciou que encerraria as atividades de duas agências bancárias em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instituição financeira justificou que outra agência seria aberta em São João da Barra, como local estratégico para o início das novas operações. As duas agências encerrariam as atividades em julho, mas que essa previsão poderia ser alterada.
Em Campos, as agências da rua Treze de Maio e do distrito de Goytacazes acabaram entrando no corte de custos do rival do Itaú. Por meio de nota, o Santander, que possui mais de 20 mil clientes no município, destacou que três agências seguem abertas em Campos dos Goytacazes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O Santander esclarece que está constantemente reavaliando a distribuição e a capacidade de suas agências para garantir o melhor atendimento à população. Seguiremos com três lojas abertas, localizadas nos bairros Centro e Pelinca. Em julho, a cidade vizinha de São João da Barra ganhará uma agência com a chegada do Santander na região”, diz o comunicado na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL A SITUAÇÃO HOJE (08)?
O presidente do Sindicato dos Bancários, Rafanele Alves Pereira, protestou contra os encerramentos das agências na época em que o comunicado foi emitido.
“Nós do Sindicato repudiamos o fechamento de mais agências bancárias aqui na cidade de Campos. Toda a categoria já compreende o processo de digitalização dos bancos, porém, em algumas regiões como nos municípios do interior, as agências ainda possuem grande demanda para o atendimento presencial”, iniciou.
“Perdem os clientes, que não suportam mais as inúmeras filas e perde a categoria bancária que fica cada vez mais sobrecarregada. Ao decidir fechar mais agências físicas, o banco Santander demonstra desprezo, não somente pelos trabalhadores e trabalhadoras, mas também pelos clientes, que infelizmente terão a qualidade de seus atendimentos prejudicada”, concluiu.
Porém, conforme apurado pelo TV Foco, as agências realmente fecharam, como aponta pesquisas no Google, com o recado para que “Os clientes dessa agência devem se direcionar para a agência 3086”, diz o comunicado. Não há informações se os funcionários foram realocados em outras agências da instituição, rival do Itaú.