O fechamento de agência do Santander
Um dos bancos mais tradicionais do país causou choque ao confirmar o encerramento das atividades de duas agências. Sendo assim, o Santander, rival do Itaú emitiu um comunicado nada animado para os ex-funcionários e clientes da região.
Presente em dez países, a instituição foi criada em 1857, na província de Santander na Espanha, Atualmente, a província se chama Cantábria. Em pouco tempo a instituição comprou diversos outros bancos e estendeu-se para todo o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Por mais de R$ 1 bilhão: A atitude do Santander ao confirmar venda após 20 anos e comunicado oficial
Assim, atualmente, o Santander atua em diversos países, tendo cerca de 194 mil empregados e 37 mil clientes ao redor do mundo. Porém, após a pandemia da Covid-19 que assolou o mundo, trouxe impactos negativos no Brasil e provocou um caos em várias instituições financeiras.
Segundo informações do jornal Ururau, em junho de 2023 o Santander anunciou que encerraria as atividades de duas agências bancárias em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A instituição financeira justificou que outra agência seria aberta em São João da Barra, como local estratégico para o início das novas operações. As duas agências encerrariam as atividades em julho, mas que essa previsão poderia ser alterada.
Em Campos, as agências da rua Treze de Maio e do distrito de Goytacazes acabaram entrando no corte de custos do rival do Itaú. Por meio de nota, o Santander, que possui mais de 20 mil clientes no município, destacou que três agências seguem abertas em Campos dos Goytacazes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Gratuidade em viagens, isenção colossal e saque de quase R$ 1,5 mil do INSS: Idosos 60+ conquistam 3 vitórias
● Decreto do Detran: Nova lei de trânsito chega com PROIBIÇÃO que pode cancelar sua CNH hoje (22/11)
● Haddad e Tebet sem chão: Novo aumento do salário mínimo para 2025 é maior do que o esperado
“O Santander esclarece que está constantemente reavaliando a distribuição e a capacidade de suas agências para garantir o melhor atendimento à população. Seguiremos com três lojas abertas, localizadas nos bairros Centro e Pelinca. Em julho, a cidade vizinha de São João da Barra ganhará uma agência com a chegada do Santander na região”, diz o comunicado na época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL A SITUAÇÃO HOJE (08)?
O presidente do Sindicato dos Bancários, Rafanele Alves Pereira, protestou contra os encerramentos das agências na época em que o comunicado foi emitido.
“Nós do Sindicato repudiamos o fechamento de mais agências bancárias aqui na cidade de Campos. Toda a categoria já compreende o processo de digitalização dos bancos, porém, em algumas regiões como nos municípios do interior, as agências ainda possuem grande demanda para o atendimento presencial”, iniciou.
“Perdem os clientes, que não suportam mais as inúmeras filas e perde a categoria bancária que fica cada vez mais sobrecarregada. Ao decidir fechar mais agências físicas, o banco Santander demonstra desprezo, não somente pelos trabalhadores e trabalhadoras, mas também pelos clientes, que infelizmente terão a qualidade de seus atendimentos prejudicada”, concluiu.
Porém, conforme apurado pelo TV Foco, as agências realmente fecharam, como aponta pesquisas no Google, com o recado para que “Os clientes dessa agência devem se direcionar para a agência 3086”, diz o comunicado. Não há informações se os funcionários foram realocados em outras agências da instituição, rival do Itaú.