McDonald’s, uma das maiores redes de fast-food no mundo, promoveu o fechamento de mais de 800 lojas em país e situação é essa
Não é segredo pra ninguém, que o McDonald’s é um dos nomes mais fortes no ramo de fast-food. Em todo o mundo, a rede é vista como uma das mais prediletas entre o público que adora hambúrgueres e batatas fritas.
Porém, muitas lojas dessa grande rede foram fechadas em definitivo após passar por uma terrível calamidade. Estamos falando das unidades que ficavam localizadas na Rússia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Após a guerra do país contra a Ucrânia, que ocorreu no inicio do ano de 2022, o McDonald’s fechou mais de 800 lojas, mais precisamente 850, e decidiu sair do país em definitivo.
Inevitável
Segundo o portal Correio Brasiliense, McDonald’s vendeu seus negócios na Rússia com a justificativa de que, a crise humanitária causada pela guerra na Ucrãnia somados com o momento instável, levaram a rede a concluir que os negócios no país não seriam mais sustentáveis e muito menos consistentes com os valores da marca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com a venda, os locais que assumiriam o lugar do McDonalds não poderiam usar nem o seu nome muito menos o seu logotipo nos menus.
A situação dos funcionários foram assegurados na época, aonde os mesmos foram pagos durante a transação e muitos deles foram reaproveitados pelo comprador da rede no país.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O CEO, Chris Kempczinski, disse na época que sentia orgulho dos 60.000 trabalhadores empregados na Rússia e que a decisão foi “extremamente difícil”, mas disse que pelo compromisso com a comunidade global eles deveriam permanecer firmes em suas decisões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas e agora? Quem assumiu o lugar do McDonald’s?
Ainda, segundo o portal, no dia 12 de junho de 2022, as redes do McDonald’s que estavam fechadas na Rússia foram reabertas, porém, como mencionamos acima, de forma “desmontada” e com outro nome.
Os antigos restaurantes na Rússia do grupo McDonald’s, que anunciou sua saída do país depois de mais de 30 anos de presença, foram rebatizados de “Vkousno i tochka” (“Delicioso. Ponto Final”) por seu novo proprietário russo.
O logotipo amarelo característico foi substituído por duas listras estilizadas de cor laranja que representam duas batatas fritas acompanhadas de um ponto vermelho.
De cara nova
O novo proprietário da rede de fast food na Rússia, empresário Alexander Govor, garantiu, na época, que os 51 mil ex-funcionários do McDonald’s em todo país estariam com emprego garantido sob sua gestão.
Ele também garantiu que o sabor e a qualidade não mudaria e que ainda aprimoraria o que já era bom.
Vale mencionar que o empresário Alexander Govor, de 62 anos, operava desde 2015 sob a franquia McDonald’s 25 restaurantes em várias cidades da Sibéria desde 2015.
Segundo o jornal “O Globo”, 840 dos 850 restaurantes da rede na Rússia foram vendidos para Alexander Govor. Os restaurantes russos do McDonald’s respondiam a por cerca de 9% do faturamento do grupo americano e a empresa empregou 62 mil trabalhadores no país.
Vale mencionar que o empresário alcançou um acordo de compra do negócio em 19 de maio, três dias após o McDonald’s anunciar a saída do mercado russo.
O prefeito de Moscou, Serguei Sobianin, chegou a visitar a lanchonete emblemática durante a manhã do dia da reabertura e chegou a dizer por meio do Telegram, que a qualidade dos lanches não cairiam.
De fato a inauguração da lanchonete que tomou o lugar do Mc Donald’s foi um sucesso absoluto, e até hoje recebe milhares de pessoas em seu estabelecimento.