ADEUS

Encerramento de fabricação: O triste dia em que montadora de carro famoso acabou se despedindo no Brasil

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Montadora famosa fechou as portas (Foto: Reprodução/Gazeta do Povo)

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Uma montadora famosa no Brasil fechou as portas após poucos anos de funcionamento: o adeus ao STV Uirapuru, do Brasinca 4200 GT

Vários modelos de carro deixaram de existir ao longo dos anos, por mais inovadores e modernos fossem. Um desses casos é o STV Uirapuru, que era um veículo rápido, brasileiro, mas que não ganhou muitos modelos de sua montadora.

O automóvel brasileiro era conhecido por realmente andar rápido, pois tinha sob seu capô um motor Chevrolet seis cilindros. O Brasinca 4200 GT, depois rebatizado de Uirapuru, tinha um diferencial em relação à maioria dos esportivos brasileiros da época.

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O STV Uirapuru não tinha a tradicional carroceria em fibra de vidro, mas era feita de aço e moldada à mão, e que foi testada num túnel de vento aeronáutico, coisa inédita até então, para pequena uma montadora. Isso significava um avanço na época.

O Brasinca 4200 GT (que ganhou o nome de Uirapuru mais tarde) era conhecido por ser puro sangue”, como se costuma dizer de um carro, que além das linhas esportivas, abrigava sob seu capô um forte motor seis cilindros de 4.200cc e chegava a 200km/h, nada comum nos anos 1960. Era um verdadeiro esportivo.

Exemplo do STV Uirapuru (Foto: Reprodução/Maxicar)

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O modelo foi apresentado pela primeira vez no Salão do Automóvel de 1964 e virou imediatamente a sensação do evento, chamando atenção de todo o público presente, além de toda a mídia especializada, numa época em que todos estavam ávidos por um verdadeiro esportivo.

MUITO CARO

A Brasinca desenvolveu todo o projeto e era conhecida pela capacidade técnica, que na época fornecia peças estampadas para boa parte das montadoras instaladas no Brasil. A produção do veículo começou em pequena série, sob encomenda, em março de 1965. Nem todos podiam ter um desse, já que era extremamente caro.

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QUANDO O STV UIRAPURU ENCERROU?

A montadora encerrou a fabricação do modelo em 1967. Ao todo, considerando-se a produção do 4200 GT (pela Brasinca), foram construídos 76 exemplares do esportivo (alguns sob a forma de kits), incluídos dois conversíveis e o protótipo SW, a viatura “Gavião”.

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Brasinca 4200 GT no Salão do Automóvel de 1964 (Foto: Reprodução/Maxicar)

Autor(a):

Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é paulo.vitto@otvfoco.com.br

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