Vital

O Banco Central não quer nem saber: Encerramento de serviço vital atinge a poupança do Bradesco, Itaú e mais

17/07/2024 às 20h22

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Banco Central, Bradesco, Santander, Itaú, Banco Central e Caixa (Fotos: Reproduções / Internet)

Um anúncio oficial do Banco Central crava encerramento de serviço vital que atinge os principais bancos no Brasil

O Banco Central fez um anúncio crucial sobre fim e encerramento de serviço vital que atinge diretamente a poupança de bancos famosos como Bradesco, Itaú e mais outros grandes famosas instituições financeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações do portal Infomoney, presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que o Open Finance, sistema que vai permitir o compartilhamento de informações financeiras dos clientes, deve acabar com a necessidade de os usuários terem aplicativos de diferentes bancos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Em até um ano e meio, dois anos, não terá mais app de Bradesco, Itaú. Será um app agregador que, pelo Open Finance, vai dar acesso a todas as contas”, disse no evento da MBA Brasil, organizado por estudantes brasileiros, em Chicago.

Segundo ele, a aceitação dos brasileiros ao Open Finance foi rápida, com algo entre 50 a 60 milhões de pessoas aderindo ao sistema mesmo antes de ter acesso aos benefícios da inovação. Open Finance gera portabilidade e comparabilidade em tempo real. O nosso é o mais amplo e programável do mundo”, enfatizou.

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ideia do BC é expandir o Open Finance para mais produtos, eventualmente, seguros, que no Brasil têm bastante espaço para crescer, conforme Campos Neto. Ele também observou que, no futuro, haverá competição não só pelo produto, mas também pelo canal. “Vemos aceleração na importação de dados”, acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Campos Neto afirmou ainda que se o Pix, ferramenta de pagamentos instantâneos, tivesse tido a função apenas de substituir tradicionais transferências eletrônicas como Ted e Doc, o sistema “teria falhado”.

De acordo com ele, o BC entendeu a relevância da tecnologia durante a pandemia, mas foi necessário todo um trabalho de convencimento dentro e fora de casa, incluindo os bancos no Brasil e também o governo, fazendo com que acontecessem mudanças na poupança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Se o Pix só substituísse Ted e Doc, teríamos falhado. Eu sempre disse que os bancos não iriam perder dinheiro com o Pix. Hoje, os bancos estão super empolgados em fazer mais coisas no Pix”, disse Campos Neto. Segundo ele, os bancos entenderam a inovação por trás do Pix e tiveram uma adesão “surpreendente”, atingindo a poupança.

COMO FUNCIONA A CONTA POUPANÇA?

A conta poupança (ou caderneta de poupança) tem movimentações bem restritas. Isso porque ela foi criada para guardar dinheiro, não para fazer pagamentos no dia a dia. A ideia é que o consumidor deposite quantias de forma recorrente, que rendam ao longo do tempo (por conta do acréscimo de juros).

🚨 Fontenelle e Lucas "batem-boca" + Tati Machado no lugar de Ana Maria + Davi defende jogos de az@r  

Banco Central
Bardesco
Itaú

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia.Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: [email protected]

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.