Oficial

Decreto da Febraban: O encerramento de serviço vital do Santander e Nubank e comunicado emitido às pressas

22/07/2024 às 21h30

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Santander e Nubank (Reprodução: Montagem TV Foco)

Febraban crava encerramento de serviço vital dos bancos e comunicado emitido às pressas aterroriza os clientes

No início desse ano, uma nova vertente fez com que a Febraban anunciasse o fim oficial de dois serviços extremamente famosos entre a Nubank e o Santander, além de outros tantos bancos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a chegada do PIX, lá no final de 2020, muita coisa mudou na transação entre contas no Brasil e tudo passou a se concentrar no pix, principalmente em quantidades pequenas de dinheiro.

Em fevereiro, de acordo com o G1,sistema de transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito), um dos mais tradicionais meios de pagamentos bancários por décadas, foi encerrado definitivamente pela Febraban, esse serviço era famoso entre o Nubank e o Santander.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os bancos puderam oferecer a modalidade até o último dia 15 de janeiro, com a possibilidade de agendamento das transferências até esta quinta, 29 de fevereiro.

Além do DOC, as instituições também deixaram de oferecer a Transferência Especial de Crédito (TEC), que são operações realizadas exclusivamente por empresas para o pagamento de benefícios a funcionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O valor máximo que era permitido para qualquer transação via DOC ou TEC é de R$ 4.999,99. Não foram anunciadas mudanças nas operações de TED (Transferência Eletrônica Direta).

No DOC, as operações eram efetivadas um dia após o recebimento da ordem de transferência pelo banco. Já na TEC, a transferência era efetuada, no máximo, até o final do dia em que foi dada a ordem.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Febraban, as operações via DOC, sistema criado em 1985 pelo Banco Central do Brasil, vinham sendo cada vez menos utilizadas nos últimos anos, principalmente depois do lançamento do PIX, em novembro de 2020, principalmente em bancos como Santander e Nubank.

“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, diz Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban.

Um levantamento da instituição mostra que o DOC não ficou nem entre os cinco principais meios de pagamento usados em 2023. A preferência foi pelo PIX, seguido do cartão de crédito e do cartão de débito.

  1. PIX
  2. Cartão de crédito
  3. Cartão de débito
  4. Boleto
  5. TED (Transferência Eletrônica Direta)
  6. Cheque
  7. DOC (Documento de Ordem de Crédito)

COMO FUNCIONA O PIX NUBANK?

O Pix no crédito do Nubank é uma função que permite aos nossos clientes utilizarem o limite do seu cartão para fazer pagamentos via Pix, seja para pessoas físicas ou jurídicas (empresas). E para quem recebe o valor, nada muda.

Nubank
Santander

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.