EITA
Fim de uma era: Encerramento de serviço vital do Detran-SP atinge em cheio milhões de motoristas paulistas
16/08/2024 às 20h35
O Detran-SP pegou os motoristas de surpresa com uma mudança que colocou o ponto final em um serviço considerado vital. A novidade, entretanto, foi vista como positiva
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) é o órgão que fiscaliza o trânsito de veículos terrestres. Dessa vez, falaremos a respeito do encerramento de um serviço vital que acabou atingindo milhões de motoristas paulistas. A mudança, entretanto, acabou beneficiando, visto que trouxe uma grande economia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em junho deste ano, segundo informações do portal Exame, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) informou que economizou R$ 6 milhões ao ano com o fim dos registros de multas nos talonários impressos do transporte terrestre das autuações para microfilmagem. Vale lembrar que essa medida foi adotada pelo Governo de SP ainda em janeiro de 2023.
Na ocasião, foi proposta uma série de ações de transformação digital em vários serviços. A ideia da administração estadual é aumentar a sustentabilidade ambiental, eficiência administrativa e reduzir de despesas com a eliminação do uso de papel nas atividades da gestão. Para se ter uma pequena dimensão, em 2020, apenas 1,1% das autuações no sistema do Detran-SP eram eletrônicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo os dados que foram mostrados, o percentual saltou para 66% em 2023 no ano passado e, no primeiro bimestre deste ano, 87% das infrações foram registradas em meio totalmente digital. Com o fim do talão de multas, a porcentagem atinge agora 100% – em todos os casos, o motorista multado pode requerer um comprovante em papel que pode ser impresso no ato da autuação.
Além disso, o governo afirma que o motorista autuado também tem facilidades com o processo de multa digital, pois pode optar pelo pagamento com desconto de até 40%, por meio do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). O Detran-SP afirma ainda que planeja implementar a liberação de veículos apreendidos por meio de um sistema digital, ou seja, outra grande vantagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona a transferência de veículos digital?
É um serviço da Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN) que consiste na venda online de veículos por meio digital a partir do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito – CDT. A nova funcionalidade permite que a transferência de veículos seja realizada sem a necessidade de reconhecer firma, possibilitando que a comunicação de venda do veículo seja realizada usando apenas o aplicativo.
Após a assinatura da autorização de transferência de propriedade pelo aplicativo, o comprador precisará ir ao DETRAN para fazer a vistoria e realizar a transferência do veículo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 7 carros por menos de R$ 40 mil, incluindo Volks e Chevrolet na lista, pra comprar no precinho em novembro
● Tchau Cartão de Crédito: Notícia de fim em 2025 chega voando após declaração de Presidente do Banco Central
● Quase de graça: Motoristas tem até dia 30 pra garantir desconto no IPVA 2025
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]