Coca-Cola sofreu três reviravoltas nos últimos anos
A Coca-Cola tornou-se uma das maiores fabricantes e comerciantes de bebidas não-alcoólicas e concentrados de xaropes.
No entanto, o que poucos sabem é que a empresa lidou com três reviravoltas ao longo dos anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, a Coca-Cola lidou com o encerramento das atividades em um país, realizou a compra de sua rival e até lançou um novo sabor.
Primeiramente, vamos começar com a compra colossal de sua rival, que aconteceu em 2021.
Na época, a companhia comprou a Body Armor, principal concorrente da Gatorade, por US$ 5,6 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal Super Hider, no ano de 2018, a companhia já havia adquirido uma fatia minoritária de 15% da rival.
A companhia optou pela compra da empresa devido a concorrência nas bebidas esportivas.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 28 milhões de garrafas contaminadas: Coca-cola faz comunicado emergencial neste sábado (2)
● Pedaços de metal: Coca-Cola é obrigada a decretar recolhimento de 28M garrafas em país por contaminação
● Sem chances para o rival: Coca-Cola comprou refrigerante brasileiro após não conseguir superar concorrente
ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES EM PAÍS
No dia 22 de outubro deste ano, a Coca-Cola confirmou que fecharia a fábrica na Ucrânia devido à invasão russa.
Na época, a empresa emitiu um comunicado para que os funcionários ficassem em casa, segundo a CNN.
“Vamos manter isso sob revisão nos próximos dias”, disse o porta-voz da empresa à Reuters.
“Nossos corações estão com as pessoas que estão sofrendo os efeitos inconcebíveis dos trágicos eventos na Ucrânia. Continuaremos monitorando e avaliando a situação à medida que as circunstâncias evoluem”, disse outro comunicado.
Por fim, em setembro deste ano, a Coca-Cola lançou uma edição especial e limitada de um novo sabor que foi criado usando uma inteligência artificial.
De acordo com informações do portal Exame, a Y3000 é uma versão limitada que faz parte da plataforma de produtos Creations.
O objetivo do novo sabor é desenvolver variações das versões mais tradicionais da marca.
A companhia realizou pesquisas com clientes para identificar os sabores associados ao futuro.
Em seguida, a pesquisa foi decodifica pela inteligência artificial que gerou a formulação e o chamado “sabor do futuro”.
Porém, por hora, o produto será vendido somente nos Estados Unidos e no Canadá. A bebida também possibilita uma experiência digital através de um código QR na embalagem.
COMO COMEÇOU A HISTÓRIA DA COCA-COLA?
A Coca-Cola foi criada pelo farmacêutico John Pemberton, em maio de 1886, em Atlanta, nos Estados Unidos.
Na época, John Pemberton criou um xarope com a fórmula da bebida e começou a vende-la nas ruas com água gaseificada.
O sócio e contador de Dr. Pemberton, Frank M. Robinson, analisou as vendas e sugeriu o nome da Coca-Cola para impulsionar a merca.
Pouco tempo depois, as vendas aumentaram e o criador começou a vender partes do seu negócio para sócios, até virar uma das maiores companhias.