Loja que estava presente no Brasil há 50 anos teve seu fim trágico
É bastante comum vermos nos dias de hoje diversas lojas em diversas regiões fecharem, causando o encerramento de suas operações no Brasil. Hoje, uma das maiores rivais do Atacadão teve que fechar suas portas após anos no Brasil.
Segundo o site ‘Valor Investe’, o grupo Carrefour teve que fechar as portas da sua segunda maior aquisição no país, uma compra de mais de 30 lojas do atacadistas e varejos Makro, em 2020.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se ter como base do tamanho dessa loja e de seu valor, foi pago R$ 1,95 bilhões, um valor equivalente a quase 70% do faturamento dessas lojas em 2019.
As últimas 24 lojas que restaram no Brasil da Makro antes de serem totalmente fechadas deviam render no máximo, cerca de R$ 2 bilhões à companhia (SHV). Valor parecido com o obtido com o repasse das 30 unidades ao Atacadão R$ 1,95 bilhão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No total, o Carrefour adquiriu na época da compra cerca de 22 unidades próprias e oitos alugadas em 16 estados e 14 postos de combustíveis em 17 estados do país. Essas aquisições do grupo Carrefour vão ser agora de domínio do Atacadão e vão carregar o mesmo nome.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda estando da mão do grupo holandês SHV, o Makro esteve presente no Brasil há 50 anos. Uma das outras razões para o Makro ter saído do Brasil foi o fato da matriz ter deixando os negócios de varejo na Europa há mais de 20 anos. O grupo SHV também já deixou o mercado da Ásia e na África.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais as maiores redes de varejo do Brasil?
Com base em informações referentes a 2022, estas são as principais redes de varejo do Brasil em termos de faturamento:
- Carrefour: Faturamento de R$ 108 bilhões;
- Assaí: Faturamento de R$ 59,7 bilhões;
- Magazine Luiza: Faturamento de R$ 44,7 bilhões;
- Via (Casas Bahia): A Via, que inclui a marca Casas Bahia, registrou um faturamento de R$ 39 bilhões;
- Americanas: Faturamento de R$ 34,4 bilhões;
- RaiaDrogasil: Faturamento de R$ 30,9 bilhões;
- Grupo Boticário: Faturamento de R$ 23,6 bilhões;
- Natura&CO: Faturamento de R$ 20,7 bilhões;
- Grupo Mateus: Faturamento de R$ 20,4 bilhões;
- Grupo Pão de Açúcar: O Grupo Pão de Açúcar fecha a lista das 10 maiores redes de varejo, com um faturamento de R$ 18,4 bilhões.
Destacando que esses valores são com base no ano de 2022.