Os clientes do Itaú se depararam com o fim de serviço essencial para milhares de brasileiros
As instituições financeiras estão presentes no dia a dia de milhões de pessoas somente no Brasil. Atualmente, vários bancos prestam serviços para a população, sendo alguns deles do setor privado, como é o caso do Itaú, maior banco privado da América Latina.
Ofertando uma série de ferramentas aos clientes, a instituição confirmou no início de 2023, que iria encerrar a modalidade de transferências via DOC (Documento de Ordem de Crédito) para pessoas físicas após 3 décadas. Por sua vez, para usuários jurídicos a opção será desativada no decorrer de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o banco, o real objetivo da mudança seria ‘oferecer a melhor experiência e custo-benefício para seus clientes’. Na visão do Itaú, o Pix tem a função de transferência, com serviço a todo momento, alegando que os clientes não ficariam desamparados nesse sentido.
“Ao desativar o DOC, o cliente pode optar por transferir os recursos para outra instituição apenas via Pix ou TED. O Itaú tem priorizado a experiência de Pix, que é um substituto perfeito de DOCs e TEDs e mais barato para os clientes”, declarou o banco por meio de um comunicado ao InfoMoney.
Por sua vez, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), destac que estuda o fim do DOC para o setor, todavia, destaca que nada foi definido até o momento.
No Itaú, desde o segundo semestre de 2022, as transferências DOC para pessoas físicas nos canais físicos e digitais estão sendo desligados.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus, Bilhete Único do RJ: Bloqueio do benefício atinge 30M cariocas por 1 único motivo e atinge metrôs
● Alerta a motoristas de 50 a 70 anos: Lei de trânsito decreta se existe idade máxima para dirigir e atinge CNH
● Lei do INSS em vigor em 2024 garante aposentadoria aos 55 anos a milhares em apenas 2 passos simples
“Os primeiros canais desligados foram os físicos, que tinham menor número de transações. Em novembro, o Itaú descontinuou as operações em caixas eletrônicos e em celulares e, até o fim de janeiro de 2023, por fim, as transações de pessoas físicas via aplicativo desktop serão desligadas”, alegou o banco ao InfoMoney.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Clientes Itaú podem receber DOC?
Vale lembrar que, o fim da modalidade DOC faz referência ao envio de clientes do Itaú para outros bancos. Assim sendo, a via contrária segue funcionando, ou seja, o cliente da instituição continua recebendo transferências via DOC normalmente, visto que outras companhias ainda podem oferecer o serviço.