BOMBA!

O encerramento de serviço vital em 334 lojas do Atacadão e comunicado oficial às pressas

20/10/2024 às 14h04

Por: Larissa Caixeta
O encerramento de serviço colossal em 334 lojas do Atacadão - (Foto: Reprodução / Internet)
O encerramento de serviço colossal em 334 lojas do Atacadão - (Foto: Reprodução / Internet)

Atacadão crava o fim de serviço vital em todas as 334 lojas da rede no Brasil. A ação se deu após manifestações de grande indignação por parte dos consumidores

O setor de varejo é um dos que mais movimenta a economia no Brasil. Neste sentido, o Atacadão está em evidência no mercado nacional somando mais 300 lojas espalhadas pelo país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em abril de 2023, o Atacadão precisou passar por uma grande reformulação. Um anúncio oficial foi feito na época, acabou atingindo 334 unidades da marca no Brasil.

Conforme apurado pelo TV FOCO, a partir de informações divulgadas pelo ‘Estadão’, a rede, sob gestão do Grupo Carrefour, encerrou o serviço dos colaboradores encarregados da supervisão das lojas em Curitiba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com as informações, essa decisão foi tomada em respostas às acusações de racismo feitas por clientes que se sentiam intimidados com “perseguição” dentro dos supermercados.

Resumo

  • O Atacadão é uma das maiores redes varejistas do Brasil;
  • Conta com mais de 300 lojas;
  • Faz parte do Grupo Carrefour;
  • A rede passou por uma reformulação e encerrou um serviço;
  • O serviço de fiscal dentro das lojas foi encerrado;
  • A situação ganhou destaque devido a acusações de racismo dos funcionários que cuidavam da segurança;
  • A seguir, veja mais detalhes.

Fim de serviço de fiscal nas lojas do Atacadão

De acordo com as informações expostas pelo Estadão e apuradas pelo TV FOCO, na época, houve protestos nos supermercados, após uma série de denúncias de perseguição dos fiscais nas instalações por parte de consumidores negros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente Lula chegou a fazer críticas públicas contra a companhia. Em nota, o Atacadão lamentou os casos ocorridos e afirmou que adotou novas medidas para que essas situações não ocorram novamente.

Portanto, o Atacadão colocou um fim na circulação de funcionários dentro do ambiente, e estabeleceu pontos específicos ao qual os mesmos estariam fixados e sobre supervisão de câmeras.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A função dos profissionais que ficam em pontos fixos ou à frente do caixa é ser ponto de apoio aos clientes, ou atuação em casos de urgência”, disse o comunicado da rede atacadista.

Além disso, o Atacadão fechou uma parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, promovendo ações de questões raciais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerações finais

O racismo ainda atualmente segue sendo uma questão latente e alarmante no Brasil. Dessa forma, situações como as que estavam sendo relatadas se tornam preocupantes, uma vez que um supermercado deveria se um local tranquilo e familiar.

Assim, a ação do Atacadão em retirar os funcionários de circulação, que provavelmente se guiavam pela cor da pele ou trejeitos, representa um ponto bastante positivo para a companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma vez que, essas situações não se repetirão mais e que a rede atacadista até mesmo firmou uma parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, em busca de promover a redução até o fim de discriminações raciais.

Quantas unidades o Carrefour tem no Brasil?

No Brasil, a história do Carrefour teve início em 1975. Hoje, a rede conta com cerca de 500 unidades em todos os estados e o Distrito Federal, empregando mais de 70 mil pessoas.

Nas décadas de fundação, o Grupo caiu no queridismo e sagrou-se o maior varejista alimentar do país.

Veja também mais uma notícia envolvendo a rede Atacadão clicando aqui.

🚨 Grossa? Ana Maria dá corte em Tati Machado + Fernanda Montenegro DETONA salários na Globo + Vale Tudo causa revolta    

Atacadão
fim de serviço
fim de serviço no atacadão
funcionários do atacadão
Racismo
segurança

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.