O triste adeus de rival da Chevrolet no Brasil e seu retorno triunfal após anos
Ainda presente nas lembranças de muitos entusiastas, uma das marcas mais icônicas da indústria automobilística brasileira, rival da Chevrolet, teve um fim marcante e desconhecido por grande parte da população.
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De acordo com a Revista Carro, o adeus da montadora de carros, que fez sucesso no Brasil, aconteceu em meio a inúmeros desafios e tristes acontecimentos, envolvendo até mesmo enchentes e incêndios em sua fábrica.
A Puma conquistou seu lugar na história automobilística brasileira com carros esportivos e elegantes que cativaram entusiastas de todo o país. Seus modelos icônicos, como o Puma GT e o Puma GTE, se tornaram símbolos de velocidade e elegância nas estradas brasileiras.
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No entanto, nos últimos anos, a empresa enfrentou uma série de desafios que minaram sua estabilidade e levaram à sua triste despedida do mercado. Veja mais detalhes!
Enchentes, incêndios e falência
A Puma foi duramente atingida por desastres naturais, como enchentes que afetaram sua produção e causaram danos significativos às instalações da empresa. Além disso, incêndios também acometeram uma de suas fábricas, resultando em perdas irreparáveis.
“A fábrica da Presidente Wilson tinha muitas enchentes, e tínhamos até comportas, para evitar que água entrasse, mas nem sempre elas aguentavam. Além disso, alguns incêndios também aconteceram”, contou Marino Baldocchi, segundo a revistacarro.
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“Exportávamos carros para vários países como Canadá, Estados Unidos, Japão, Emirados Árabes e vários lugares da Europa, principalmente. Em uma dessas exportações, para o Kuwait, no Oriente Médio, quase 30 carros foram perdidos em uma enchente, aquilo foi muito doloroso”, relembrou Baldocchi.
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A marca que outrora vendia mais de 500 modelos por mês em seu auge, enfrentou uma montanha-russa de altos e baixos ao longo de sua história. No entanto, em 1985, após um período de dificuldades financeiras, a Puma teve a falência decretada.
Após a falência da Puma, a massa falida da empresa foi adquirida por diferentes proprietários, incluindo a Araucária S.A. e a Alfa Metais. Essas tentativas de reviver a marca resultaram em edições limitadas de modelos Puma, como o GTB e o Asa GTB.
No entanto, essas empreitadas não foram bem-sucedidas, levando ao encerramento definitivo das operações da Puma Veículos e Motores.
Novo capítulo: Puma vai voltar ao mercado automobilístico?
Após sua falência, a marca Puma está se preparando para um renascimento sob a liderança da Mesgaferre Ltda., fundada por entusiastas da marca em 2013, informou a revistacarro.
Dez modelos Puma GT Lumimari estão sendo produzidos, com previsão de entrega em julho deste ano. Eles serão equipados com motores da Chevrolet ou Volkswagen.
A produção será de dez carros por mês, com um mês de pausa para manutenção. Os carros custarão 150 mil reais, parceláveis em 15 vezes de R$ 10 mil.
A fábrica está localizada em Itatinga, São Paulo. Este é um novo capítulo na história da Puma, que busca combinar seu passado glorioso com tecnologia moderna e promete reviver sua presença no mercado automobilístico brasileiro.
A novidade já está gerando grande burburinho entre o público. Compradores da marca, nostálgicos com os antigos modelos, exaltaram o retorno da Puma.
“Como apaixonado pela mítica marca Puma (tive GTE 1978, GTS 1980 e GTC 1983), fico torcendo para que iniciativa de sucesso do ressurgimento da marca seja pleno de êxito.”, escreveu um internauta. “Sempre admirei o Puma. Parabéns aos empreendedores.”, comentou outro.