Inacreditável!

Engolida pela Brastemp e Consul: Fim de fábrica nº1 de eletrodomésticos deixa donas de casa sem chão

15/03/2025 às 15h20

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
Brastemp e Consul absorvem gigantesca fábrica de eletrodomésticos (Reprodução/Montagem TV Foco/Canva)

Brastemp e Consul absorvem gigantesca fábrica de eletrodomésticos e e empresa deixa o mercado após anos como líder no setor!

Fábrica gigante do setor de eletrodomésticos cede para a concorrência do mercado e se despede de milhões de clientes no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, estamos falando da Indústria Semeraro, conhecida como Semer, que nasceu na cidade de São Paulo, em 1946, fabricando fogões a gás de três e quatro bocas.

Segundo informações da Wikipédia, a empresa cresceu no mercado e em 1963 criou a Esmaltec, uma empresa de metalúrgica. Porém, o projeto foi descontinuado 3 anos depois.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, mesmo depois do fim do projeto, a Semer continuava se expandindo e em 1973, a empresa tinha quatro modelos de fogões.

Inclusive, foi na década de 70, que a marca passou a produzir fogões de 6 e 8 bocas, fogões com forno e acendimento automático embutido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, em 1994 a Semer se fundiu com a Brastemp e a Consul, formando a Multibrás. A fusão se tornou a maior indústria de eletrodomésticos de linha branca da América Latina.

Além disso, a Multibrás se tornou representante das marcas Brastemp e Consul e fazia parte do Grupo Whirlpool.

Entretanto, com essa fusão, a marca Semer foi absorvida e retirada do mercado, por questões estratégicas em 1996.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Fogão da Semer (Foto: Reprodução/Internet)

Conclusões finais

Em conclusão, a fusão da Semer com a Brastemp e a Consul marcou o fim de uma era para a marca, mas consolidou a Multibrás como líder no setor de eletrodomésticos na América Latina.

Com a absorção da Semer, milhões de consumidores brasileiros se despediram de uma empresa que fez história no país.

Apesar do desaparecimento da marca, seu legado permanece na evolução dos produtos e inovações que moldaram o mercado de fogões e eletrodomésticos no Brasil.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Após se fundir com a Brastemp e a Consul (Foto: Divulgação)

Qual outra marca de fogão é reconhecida como a mais antiga do Brasil?

Segundo o portal Wiki, a marca Dako é uma das mais antigas. Fundada em 16 de novembro de 1935, foi, no passado, uma empresa brasileira fabricante de fogões domésticos, seu produto mais lembrado e pelo qual foi premiada por anos no Top of Mind, além de outros eletrodomésticos.

Veja mais matérias sobre empresas brasileiras!

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Os eletrodomésticos da Semer já estiveram entre os mais vendidos do Brasil (Foto: Divulgação)

BRASTEMP
Consul
eletrodoméstico
Semer

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.