NOSTALGIA!

Adeus às geladeiras do Atacadão e engolida pela Nestlé: 2 viradas trazem fim a marca de sorvete n°1 do país

29/01/2025 às 8h40

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Marca de sorvete nº1 dá adeus às prateleiras do Atacadão após uma série de reviravoltas e ser engolida pela Nestlé (Foto Reprodução/ Lennita/Tv Foco/Canva/Nestlé)

Duas grandes viradas resultaram no fim da presença de uma marca líder de sorvetes, a qual acabou engolida pela Nestlé

Você pode não se lembrar, mas entre as décadas de 80/90 existiu uma marca de sorvetes muito amada, a qual fazia a cabeça da galera com seus sorvetes em sabores e formatos irresistíveis, o que fez ela nº1 entre os favoritos das geladeiras de grandes supermercados como o Atacadão por anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da lendária Yopa, que apesar do seu grande sucesso, acabou passando por duas viradas que acabaram fazendo a mesma sair de cena:

  • Como a venda para a poderosa Nestlé;
  • O adeus definitivo às geladeiras do Atacadão, Carrefour, Assaí e mais…

Diante disso, a equipe especializada em economia do TV Foco, a partir de informações dos portais Wiki, canal Nerd Show, do YouTube e Exame, irá fazer você relembrar essa história e trazer curiosidades que provavelmente você nem fazia ideia…

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Sorvetes Yopa mexia com o imaginário dos consumidores com seus formatos divertidos (Foto: Reprodução/Internet)

O nascimento de um ícone:

Conforme mencionamos acima, a marca possuía inúmeras linhas de sorvetes, as quais tiveram seu maior “BOOM” entre as décadas de 80/90.

Inclusive, seu sucesso por aqui se deu principalmente por conta dos produtos com personagens conhecidos daDisney, como o Mickey, e seus formatos inovadores e icônicos, como o jatinho e o cone. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a origem da Yopa se deu na Alemanha ainda em 1933. No entanto, ela começou um pouco diferente…

Isso porque o alemão Josef Pankofer criou por lá o sorvete Jopa (iniciais do nome e do sobrenome dele), o qual, inclusive, foi um dos primeiros sorvetes e alimentos congelados partindo de uma produção industrial.

1º virada: Compra da Nestlé

No entanto, no ano de 1969, veio a primeira virada, quando a Nestlé assumiu o controle da empresa e passou a “engolir a marca”:

  • Com a aquisição da Nestlé, a marca começou a chegar em novos mercados, como Espanha, Suíça, França, Chile e México.
  • Já no Brasil, a marca deu o seu olá em 1972. Para manter a pronúncia original, o nome foi adaptado de Jopa paraYopa.
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Sorvetes da Yopa com as principais linhas dos chocolates Nestlé (Foto: Reprodução/Acervo/Pinterest)

Logo nos primeiros anos de atuação no Brasil, a Nestlé adaptou marcas de chocolate em sorvetes, o que ganhou a popularidade das pessoas. Entre eles temos os:

  • Galak;
  • Prestígio;
  • Chokito;
  • Lollo;
  • Leite Moça;
  • Brigadeiro;
Thumbnail Video Youtube

Toda a produção e distribuição dos produtos foi focada na região Centro-Sul do país por 10 anos, até 1982.

A partir daí, a Yopa concentrou as vendas e produções na região Sudeste, com operações no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Nos anos 90, a marca mantinha a liderança com 12% do mercado de sorvetes do país. Ficando atrás somente das:

  • Gelato, da Gessy Lever (antiga Unilever);
  • Kibon, líder do setor com cerca de 60% do mercado.

Fusões:

Ainda nos anos 90, a Nestlé decidiu concretizar a fusão com a Gessy Lever no intuito de criar uma joint-venture, casando as operações das marcas Yopa (da Nestlé) e Gelato (Gessy Lever) no Brasil. 

Essa negociação levou cerca de 8 meses e criou uma nova empresa, chamada Insol, controlada 50% por cada companhia.

Nesse mesmo período, a empresa também lançou picolés famosos, como o inesquecível Comics, com a imagem do Mickey, e o famigerado Sem Parar.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Sorvete Sem Parar da marca Yopa – (Foto: Reprodução / YouTube)

Essa fusão durou até meados de 1993, porém ajudou a alavancar a marca de sorvetes da Nestlé.

Conforme dito acima, a inovação e criatividade fizeram com que a linha estourasse muito rápido no gosto popular da época, fazendo com que as demais marcas, como a Lacta, ficassem em desvantagem.

2. Quando a Yopa teve seu fim definitivo?

Mas, em 1997, a Unilever comprou a Kibon, fazendo com que a rival tomasse a liderança do mercado no Brasil.

Esse fato acabou obrigando a Nestlé a ser ainda mais estratégica com a sua marca Yopa.

Aos poucos, pesquisas de mercado começaram a apontar preferência crescente pelos produtos da própria Nestlé.

Com isso, a resposta da marca foi extinguir a marca Yopa e substituí-la pela própria identidade corporativa.

O que marcou o seu “adeus” nos pontos de vendas e geladeiras dos principais supermercados do país, conforme citado mais acima.

Aliás, vale destacar que até hoje os Sorvetes Nestlé ainda são comercializados, com novas linhas, sabores, formatos e misturas…

Conclusões finais:

A Yopa, uma marca de sorvetes muito popular nos anos 80 e 90, foi vítima de duas grandes mudanças:

  • 1. A aquisição pela Nestlé, que visava expandir sua presença no mercado de sorvetes;
  • 2. A decisão estratégica da Nestlé de unificar as marcas e extinguir a Yopa, substituindo-a por sua própria identidade corporativa, em busca de maior sinergia e fortalecimento da marca principal.

Mas, para saber sobre outras histórias envolvendo a Nestlé e outras marcas, clique aqui*.

Atacadão
Nestlé
sorvete Yopa
vendido à Nestlé
yopa

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.