NOSTALGIA!
Adeus às geladeiras do Atacadão e engolida pela Nestlé: 2 viradas trazem fim a marca de sorvete n°1 do país
29/01/2025 às 8h40
![Imagem PreCarregada](https://statics.otvfoco.com.br/2025/01/sorvete-mulher-montagem-lennita-tv-foco-fotor-20250128211921-150x79.jpg)
Duas grandes viradas resultaram no fim da presença de uma marca líder de sorvetes, a qual acabou engolida pela Nestlé
Você pode não se lembrar, mas entre as décadas de 80/90 existiu uma marca de sorvetes muito amada, a qual fazia a cabeça da galera com seus sorvetes em sabores e formatos irresistíveis, o que fez ela nº1 entre os favoritos das geladeiras de grandes supermercados como o Atacadão por anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se da lendária Yopa, que apesar do seu grande sucesso, acabou passando por duas viradas que acabaram fazendo a mesma sair de cena:
- Como a venda para a poderosa Nestlé;
- O adeus definitivo às geladeiras do Atacadão, Carrefour, Assaí e mais…
Diante disso, a equipe especializada em economia do TV Foco, a partir de informações dos portais Wiki, canal Nerd Show, do YouTube e Exame, irá fazer você relembrar essa história e trazer curiosidades que provavelmente você nem fazia ideia…
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
![http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg](https://statics.otvfoco.com.br/2024/06/TV-Foco-63-966x483.jpg)
O nascimento de um ícone:
Conforme mencionamos acima, a marca possuía inúmeras linhas de sorvetes, as quais tiveram seu maior “BOOM” entre as décadas de 80/90.
Inclusive, seu sucesso por aqui se deu principalmente por conta dos produtos com personagens conhecidos daDisney, como o Mickey, e seus formatos inovadores e icônicos, como o jatinho e o cone.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Venda de R$7B ao Santander e 674 agências engolidas: O fim de serviço de banco popular após 2 viradas
● R$250M: Venda do Itaú a banco rival gigantesco em país traz adeus e encerramento de atividades após anos
● Jogado às traças: Abandono de rival do shopping Internacional em SP entristece paulistas em pleno 2025
Para quem não sabe, a origem da Yopa se deu na Alemanha ainda em 1933. No entanto, ela começou um pouco diferente…
Isso porque o alemão Josef Pankofer criou por lá o sorvete Jopa (iniciais do nome e do sobrenome dele), o qual, inclusive, foi um dos primeiros sorvetes e alimentos congelados partindo de uma produção industrial.
1º virada: Compra da Nestlé
No entanto, no ano de 1969, veio a primeira virada, quando a Nestlé assumiu o controle da empresa e passou a “engolir a marca”:
- Com a aquisição da Nestlé, a marca começou a chegar em novos mercados, como Espanha, Suíça, França, Chile e México.
- Já no Brasil, a marca deu o seu olá em 1972. Para manter a pronúncia original, o nome foi adaptado de Jopa paraYopa.
![http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg](https://statics.otvfoco.com.br/2024/06/TV-Foco-62-966x483.jpg)
Logo nos primeiros anos de atuação no Brasil, a Nestlé adaptou marcas de chocolate em sorvetes, o que ganhou a popularidade das pessoas. Entre eles temos os:
- Galak;
- Prestígio;
- Chokito;
- Lollo;
- Leite Moça;
- Brigadeiro;
Toda a produção e distribuição dos produtos foi focada na região Centro-Sul do país por 10 anos, até 1982.
A partir daí, a Yopa concentrou as vendas e produções na região Sudeste, com operações no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Nos anos 90, a marca mantinha a liderança com 12% do mercado de sorvetes do país. Ficando atrás somente das:
- Gelato, da Gessy Lever (antiga Unilever);
- Kibon, líder do setor com cerca de 60% do mercado.
Fusões:
Ainda nos anos 90, a Nestlé decidiu concretizar a fusão com a Gessy Lever no intuito de criar uma joint-venture, casando as operações das marcas Yopa (da Nestlé) e Gelato (Gessy Lever) no Brasil.
Essa negociação levou cerca de 8 meses e criou uma nova empresa, chamada Insol, controlada 50% por cada companhia.
Nesse mesmo período, a empresa também lançou picolés famosos, como o inesquecível Comics, com a imagem do Mickey, e o famigerado Sem Parar.
![http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg](https://statics.otvfoco.com.br/2024/07/yopa-sem-parar.png)
Essa fusão durou até meados de 1993, porém ajudou a alavancar a marca de sorvetes da Nestlé.
Conforme dito acima, a inovação e criatividade fizeram com que a linha estourasse muito rápido no gosto popular da época, fazendo com que as demais marcas, como a Lacta, ficassem em desvantagem.
2. Quando a Yopa teve seu fim definitivo?
Mas, em 1997, a Unilever comprou a Kibon, fazendo com que a rival tomasse a liderança do mercado no Brasil.
Esse fato acabou obrigando a Nestlé a ser ainda mais estratégica com a sua marca Yopa.
Aos poucos, pesquisas de mercado começaram a apontar preferência crescente pelos produtos da própria Nestlé.
Com isso, a resposta da marca foi extinguir a marca Yopa e substituí-la pela própria identidade corporativa.
O que marcou o seu “adeus” nos pontos de vendas e geladeiras dos principais supermercados do país, conforme citado mais acima.
Aliás, vale destacar que até hoje os Sorvetes Nestlé ainda são comercializados, com novas linhas, sabores, formatos e misturas…
Conclusões finais:
A Yopa, uma marca de sorvetes muito popular nos anos 80 e 90, foi vítima de duas grandes mudanças:
- 1. A aquisição pela Nestlé, que visava expandir sua presença no mercado de sorvetes;
- 2. A decisão estratégica da Nestlé de unificar as marcas e extinguir a Yopa, substituindo-a por sua própria identidade corporativa, em busca de maior sinergia e fortalecimento da marca principal.
Mas, para saber sobre outras histórias envolvendo a Nestlé e outras marcas, clique aqui*.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.