Após um bom período fora da grade de programação da Record, o reality “A Fazenda” voltará à emissora no próximo dia 12 de setembro. Nesse contexto, esta coluna elencou alguns motivos pelos quais a Record escolheu o melhor título para a nona edição de seu reality-show rural.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A Fazenda 9” ganhou o título de “Nova Chance”. A emissora trabalha na perspectiva de ser uma nova chance aos participantes, haja vista que serão peões de outras edições e ex-integrantes de outros realities brasileiros. Todavia, a nova chance aplica-se principalmente ao próprio reality rural da Record.
+ Ligado na TV: Com Vittar e Ivana, Globo segue sendo alvo de críticas da família tradicional
Em virtude dos números de audiência decrescentes nas últimas edições, o canal aumentou a distância de uma edição para outra. Nota-se na tabela a seguir que a distância de uma edição à outra é quase sempre proporcional aos números das médias de audiência das temporadas. Ou seja, se a média de audiência de uma temporada foi boa, a próxima edição teve uma distância menor para estrear.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Temporada | Média de audiência | Tempo de pausa |
1ª | 15 pts. | 06 meses para 2ª |
2ª | 10 pts. | 10 meses para 3ª |
3ª | 15 pts. | 10 meses para 4ª |
4ª | 12 pts. | 10 meses para 5ª |
5ª | 11 pts. | 13 meses para 6ª |
6ª | 09 pts. | 15 meses para 7ª |
7ª | 09 pts. | 12 meses para 8ª |
8ª | 10 pts. | 20 meses para 9ª |
- Fonte: dados levantados pelo autor da coluna.
Como exposto, a distância entre a temporada passada (vencida por Douglas Sampaio) e a nova temporada foi a maior desde a estreia do reality na emissora, em 2009. Isto representa a insatisfação dos executivos da emissora com o retorno em números do programa, além dos prejuízos financeiros de algumas edições.
O vice-presidente da Record, Marcelo Silva, afirmou em evento recente que a nova temporada do reality contará com novas provas, novos bichos e uma nova sede. Os ‘peões’ serão confinados em uma fazenda localizada em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo – e não mais em Itu.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
São esforços que dão uma “nova chance” para a atração retomar o sucesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Críticas e/ou sugestões? Contato:
danyllo@otvfoco.com.br | @JuniorDanyllo | @Ligado_na_TV
As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco