Éramos Seis, Carrossel ou Chiquititas? Descubra qual é a melhor novela da história do SBT
30/11/2019 às 12h01
Confira um ranking com as novelas que surpreenderam o público e marcaram a história do SBT
Nos últimos meses, a coluna promoveu um ranking das melhores novelas da história da Record e das melhores novelas brasileiras de todos os tempos — que serviu como uma espécie de ranking de folhetins da própria Globo, uma vez que as obras da emissora dominaram completamente a lista e desbancaram todas da Record e do SBT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da teledramaturgia nunca ter sido o carro-chefe do SBT, e por ter o menor investimento nesse setor dentre as principais emissoras do país, vamos fazer justiça e também realizar um ranking das melhores novelas da história do canal de Silvio Santos, que produz seus próprios folhetins desde 1982.
+ Ninguém quer? Por que o BBB com famosos pode se tornar um dos maiores fiascos da Globo
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os critérios serão os mesmos utilizados para formar os últimos rankings, não levando em conta fatores subjetivos, e sim objetivos, como audiência, relevância, avaliações da crítica e notas de sites especializados.
5º — Carrossel (2012/2013)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adaptada por Íris Abravanel, Carrossel foi a novela responsável por marcar a retomada das tramas infantojuvenis, em 2012, e acabou dando início a uma nova era de produções do gênero no SBT.
Remake do clássico homônimo de 1989, Carrossel trouxe novamente à tona personagens icônicos, como a Professora Helena (Rosanne Mulholland), Cirilo (Jean Paulo Campos) e Maria Joaquina, interpretada por Larissa Manoela, que posteriormente se tornaria uma das principais estrelas da emissora.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Astro de Alma Gêmea abandona a Globo, vive de profissão comum e detona o que veterana fez: “Porr@ toda”
● Relação do Maníaco do Parque com trans é revelada e entrega o que assassino fazia no sexo: “Queria ser mulher”
● Estrela de Cheias de Charme vira faxineira para sobreviver após demissão e acaba de assumir profissão comum
+ Vencedor definido? Descubra se realmente existe manipulação da Record em A Fazenda
Carrossel foi um verdadeiro fenômeno pop e comercial, surpreendendo o próprio SBT. Com grandes talentos mirins, a novela caiu no gosto do público infantil e cativou até mesmo o público mais velho, rendendo ótimos índices de audiência e deixando o SBT consolidado na vice-liderança.
O sucesso da trama rendeu ainda dois filmes, inúmeros produtos licenciados e sua exportação para mais de 90 países, além de abrir caminho e fazer com que as novelas infantis se tornassem novamente a principal aposta do SBT.
4º — Cúmplices de um Resgate (2015/2016)
Depois do sucesso de Carrossel e de sua sucessora, Chiquititas, que teve mais de 500 capítulos e se tornou uma das novelas mais longas da história, muita gente acreditava que essa aposta do SBT em tramas infantojuvenis já estaria desgastada e que mais um folhetim desse gênero não conseguira manter o embalo com alta audiência. Ledo engano!
Com Cúmplices de um Resgate, o SBT conseguiu atingir números ainda mais expressivos, mesmo disputando com concorrentes de peso, como Os Dez Mandamentos — novela de maior audiência da Record. Com média de 15 pontos em seus primeiros capítulos, Cúmplices entrou para a história como uma das novelas de maior índice da história do SBT em sua primeira semana de exibição.
+ Crise na Globo? Descubra os motivos por trás da misteriosa saída de grandes estrelas da emissora
Além disso, o folhetim, também adaptado por Íris Abravanel, conseguiu resultados bastante expressivos na web. Mesmo registrando boa audiência na TV, os capítulos da novela foram disponibilizados na íntegra pelo SBT no YouTube e surpreenderam ao atingir a marca total de quase 2 bilhões de visualizações, superando os números de grandes youtubers na plataforma.
Estrelada por Larissa Manoela, que interpretou as gêmeas Manuela e Isabela, Cúmplices recebeu avaliações um pouco mais positivas que Carrossel por apresentar melhorias na produção e no seu desenvolvido de trama. Por todos esses fatores, merece o quarto lugar do ranking.
3º — Fascinação (1998)
Fascinação foi o primeiro grande sucesso de Walcyr Carrasco, hoje considerado o principal novelista da Globo. A trama possui algumas curiosidades: a primeira delas, é a de que foi escrita logo após a polêmica de Carrasco, que tinha contrato com o SBT para atuar como supervisor de folhetins da emissora, mas decidiu escrever a novela Xica da Silva escondido para a TV Manchete.
+ Pânico invade A Fazenda por duas vezes, leva notícias externas aos peões e causa pavor na Record
A segunda curiosidade é de que a novela nem deveria ter sido exibida no Brasil. A ideia original do SBT era produzir a trama para vendê-la para o exterior, de olho no sucesso da Globo, que vinha exportando vários folhetins para outros países. Porém, Silvio Santos gostou do trabalho e decidiu lançá-la por aqui.
Estrelada pela jovem Regiane Alves, Fascinação não chegou a ser um sucesso de audiência, mas apresentou um trabalho competente e surpreendente, por investir em uma trama de época e ter sido produzida em tempo recorde para estrear no mesmo dia de Torre de Babel, da Globo. A novela ainda ficou marcada por ser a primeira a utilizar ponto eletrônico para auxiliar os atores durante as gravações, justamente pela necessidade de gravar um grande número de cenas em pouco tempo.
2º — Chiquititas (1997/2001)
Falando em novelas infantojuvenis, não dá para deixar de fora um grande clássico, e que pode ser considerado, verdadeiramente, um pioneiro em produções desse gênero no SBT: Chiquititas.
Gravada em parceria com a Telefe, principal emissora argentina, a primeira versão brasileira de Chiquititas foi outro grande fenômeno de popularidade, tendo marcado a infância e juventude de muita gente.
Com mais de 800 capítulos, distribuídos entre cinco temporadas, Chiquititas foi responsável por revelar grandes estrelas, como Fernanda Souza e Bruno Gagliasso, e lançou diversas canções que caíram no gosto do público. É uma novela que marcou época.
1º — Éramos Seis (1994)
É praticamente consenso entre a crítica de que, em termos de qualidade, Éramos Seis é a melhor novela da história do SBT.
Baseada no romance de Maria José Dupré, a novela já havia ganhado outras adaptações para a TV, e atualmente tem uma versão produzida e exibida pela Globo na faixa das 18h.
+ Se Joga não está sozinho: os programas da Globo que passaram vexame e fracassaram na audiência
Contando com grandes nomes da TV, como Irene Ravache, Othon Bastos e Tarcísio Filho, Éramos Seis foi considerada uma “novela séria” do SBT e recebeu comentários extremamente positivos da crítica especializada.
Escrita por Rubens Ewald Filho e Silvio de Abreu, que atualmente é o chefão da teledramaturgia da Globo, a trama registrou bons índices de audiência e é, até hoje, o único folhetim do SBT a receber o Troféu Imprensa nas categorias Melhor Novela e Melhor Atriz (para Irene Ravache).
Menção honrosa: Amor & Revolução (2011), Pérola Negra (1999), Marisol (2002) e As Pupilas do Senhor Reitor (1994).
Autor(a):
Renan Santos
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.