Confira um ranking com as novelas que surpreenderam o público e marcaram a história do SBT
Nos últimos meses, a coluna promoveu um ranking das melhores novelas da história da Record e das melhores novelas brasileiras de todos os tempos — que serviu como uma espécie de ranking de folhetins da própria Globo, uma vez que as obras da emissora dominaram completamente a lista e desbancaram todas da Record e do SBT.
Apesar da teledramaturgia nunca ter sido o carro-chefe do SBT, e por ter o menor investimento nesse setor dentre as principais emissoras do país, vamos fazer justiça e também realizar um ranking das melhores novelas da história do canal de Silvio Santos, que produz seus próprios folhetins desde 1982.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Ninguém quer? Por que o BBB com famosos pode se tornar um dos maiores fiascos da Globo
Os critérios serão os mesmos utilizados para formar os últimos rankings, não levando em conta fatores subjetivos, e sim objetivos, como audiência, relevância, avaliações da crítica e notas de sites especializados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
5º — Carrossel (2012/2013)
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Adaptada por Íris Abravanel, Carrossel foi a novela responsável por marcar a retomada das tramas infantojuvenis, em 2012, e acabou dando início a uma nova era de produções do gênero no SBT.
Remake do clássico homônimo de 1989, Carrossel trouxe novamente à tona personagens icônicos, como a Professora Helena (Rosanne Mulholland), Cirilo (Jean Paulo Campos) e Maria Joaquina, interpretada por Larissa Manoela, que posteriormente se tornaria uma das principais estrelas da emissora.
+ Vencedor definido? Descubra se realmente existe manipulação da Record em A Fazenda
Carrossel foi um verdadeiro fenômeno pop e comercial, surpreendendo o próprio SBT. Com grandes talentos mirins, a novela caiu no gosto do público infantil e cativou até mesmo o público mais velho, rendendo ótimos índices de audiência e deixando o SBT consolidado na vice-liderança.
O sucesso da trama rendeu ainda dois filmes, inúmeros produtos licenciados e sua exportação para mais de 90 países, além de abrir caminho e fazer com que as novelas infantis se tornassem novamente a principal aposta do SBT.
4º — Cúmplices de um Resgate (2015/2016)
Depois do sucesso de Carrossel e de sua sucessora, Chiquititas, que teve mais de 500 capítulos e se tornou uma das novelas mais longas da história, muita gente acreditava que essa aposta do SBT em tramas infantojuvenis já estaria desgastada e que mais um folhetim desse gênero não conseguira manter o embalo com alta audiência. Ledo engano!
Com Cúmplices de um Resgate, o SBT conseguiu atingir números ainda mais expressivos, mesmo disputando com concorrentes de peso, como Os Dez Mandamentos — novela de maior audiência da Record. Com média de 15 pontos em seus primeiros capítulos, Cúmplices entrou para a história como uma das novelas de maior índice da história do SBT em sua primeira semana de exibição.
+ Crise na Globo? Descubra os motivos por trás da misteriosa saída de grandes estrelas da emissora
Além disso, o folhetim, também adaptado por Íris Abravanel, conseguiu resultados bastante expressivos na web. Mesmo registrando boa audiência na TV, os capítulos da novela foram disponibilizados na íntegra pelo SBT no YouTube e surpreenderam ao atingir a marca total de quase 2 bilhões de visualizações, superando os números de grandes youtubers na plataforma.
Estrelada por Larissa Manoela, que interpretou as gêmeas Manuela e Isabela, Cúmplices recebeu avaliações um pouco mais positivas que Carrossel por apresentar melhorias na produção e no seu desenvolvido de trama. Por todos esses fatores, merece o quarto lugar do ranking.
3º — Fascinação (1998)
Fascinação foi o primeiro grande sucesso de Walcyr Carrasco, hoje considerado o principal novelista da Globo. A trama possui algumas curiosidades: a primeira delas, é a de que foi escrita logo após a polêmica de Carrasco, que tinha contrato com o SBT para atuar como supervisor de folhetins da emissora, mas decidiu escrever a novela Xica da Silva escondido para a TV Manchete.
+ Pânico invade A Fazenda por duas vezes, leva notícias externas aos peões e causa pavor na Record
A segunda curiosidade é de que a novela nem deveria ter sido exibida no Brasil. A ideia original do SBT era produzir a trama para vendê-la para o exterior, de olho no sucesso da Globo, que vinha exportando vários folhetins para outros países. Porém, Silvio Santos gostou do trabalho e decidiu lançá-la por aqui.
Estrelada pela jovem Regiane Alves, Fascinação não chegou a ser um sucesso de audiência, mas apresentou um trabalho competente e surpreendente, por investir em uma trama de época e ter sido produzida em tempo recorde para estrear no mesmo dia de Torre de Babel, da Globo. A novela ainda ficou marcada por ser a primeira a utilizar ponto eletrônico para auxiliar os atores durante as gravações, justamente pela necessidade de gravar um grande número de cenas em pouco tempo.
2º — Chiquititas (1997/2001)
Falando em novelas infantojuvenis, não dá para deixar de fora um grande clássico, e que pode ser considerado, verdadeiramente, um pioneiro em produções desse gênero no SBT: Chiquititas.
Gravada em parceria com a Telefe, principal emissora argentina, a primeira versão brasileira de Chiquititas foi outro grande fenômeno de popularidade, tendo marcado a infância e juventude de muita gente.
Com mais de 800 capítulos, distribuídos entre cinco temporadas, Chiquititas foi responsável por revelar grandes estrelas, como Fernanda Souza e Bruno Gagliasso, e lançou diversas canções que caíram no gosto do público. É uma novela que marcou época.
1º — Éramos Seis (1994)
É praticamente consenso entre a crítica de que, em termos de qualidade, Éramos Seis é a melhor novela da história do SBT.
Baseada no romance de Maria José Dupré, a novela já havia ganhado outras adaptações para a TV, e atualmente tem uma versão produzida e exibida pela Globo na faixa das 18h.
+ Se Joga não está sozinho: os programas da Globo que passaram vexame e fracassaram na audiência
Contando com grandes nomes da TV, como Irene Ravache, Othon Bastos e Tarcísio Filho, Éramos Seis foi considerada uma “novela séria” do SBT e recebeu comentários extremamente positivos da crítica especializada.
Escrita por Rubens Ewald Filho e Silvio de Abreu, que atualmente é o chefão da teledramaturgia da Globo, a trama registrou bons índices de audiência e é, até hoje, o único folhetim do SBT a receber o Troféu Imprensa nas categorias Melhor Novela e Melhor Atriz (para Irene Ravache).
Menção honrosa: Amor & Revolução (2011), Pérola Negra (1999), Marisol (2002) e As Pupilas do Senhor Reitor (1994).