ERRO
Grana liberada: Erro do INSS acaba de obrigar o órgão a fazer pagamento estrondoso para milhares de brasileiros
21/11/2023 às 21h47
Um erro absurdo no INSS obriga o órgão a liberar pagamento aos beneficiários
Um erro do INSS fez com que milhares de trabalhadores, aposentados e pensionistas tivessem que receber um valor estrondoso da instituição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que milhares desses beneficiários tem o direito de pedir o ressarcimento de uma taxa paga há um bom tempo atrás.
Segundo informações do jornal Extra, cerca de 16 mil candidatos do concurso promovido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de 2022 poderão receber o valor da taxa de inscrição de volta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
reembolso de R$ 85 será feito nos caso em que as pessoas tiveram pedido de isenção da taxa deferido, realizaram o pagamento em duplicidade ou fora do prazo. A devolução é resultado de inquérito civil instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF).
TODOS DEVERÃO RECEBER A DEVOLUÇÃO?
A restituição aos candidatos também será feita para aqueles que não conseguiram fazer o concurso em razão da alteração da data de aplicação das provas, que estavam previstas para 27 de novembro do ano passado, mas remarcadas para 11 de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações levantadas pelo MPF, 8.958 candidatos pagaram a taxa de inscrição e, depois, tiveram deferidos os pedidos de isenção; 542 pagaram a taxa em duplicidade e 6.554 candidatos quitaram o boleto após a data final de pagamento.
Segundo o Ministério Público Federal, a briga judicial tem o término de forma consensual e amigável:
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Governo Lula ciente: INSS libera R$22M em pagamento EXTRA para idosos 60+
● A verdade confirmada sobre o pagamento do 14° salário do INSS ainda em 2024
● 13° chegando, aumento do pagamento aos aposentados e +1 saque extra: INSS crava 3 vitórias antes do natal
“O inquérito alcançou seu objetivo de resguardar os direitos dos candidatos a receberem a devolução da taxa de inscrição, avalia Carlos Augusto de Amorim Dutra, procurador da República responsável pelo caso”
Portanto, agora aqueles que fizeram o processo seletivo com o intuito de conseguir entrar e trabalhar no INSS, poderão ser ressarcidos dessa valor por um erro dentro da plataforma do instituto, o que vai beneficiar milhares de brasileiros.
Caso você tenha feito, é bom buscar entrar em contato com o INSS para conseguir sanar de vez esse valor e ter o ressarcimento devido.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]