chocante

Rombo milionário e guerra nos tribunais: Erro grave do Fantástico faz a Globo entrar na mira da justiça

17/07/2023 às 9h18

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada
Poliana Abritta no Fantástico - Foto: Globo

Erro inaceitável no Fantástico faz o canal entrar na mira da Justiça e se deparar com rombo milionário

E mais uma notícia envolvendo o canal dos Marinhos, a Globo, está dando muito o que falar em todos os veículos de comunicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, um erro grave que ocorreu no Fantástico, atração dominical da emissora, fez com que a Globo entre na mira da Justiça, com direito a rombo milionário.

As informações são do portal Notícias da TV e você entenderá todos os detalhes agora. Segundo a fonte, a Globo está sendo processada pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo em R$ 1 milhão sob a acusação de transfobia em reportagem do Fantástico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para melhor entender, de acordo com o que foi divulgado, o Fantástico, da Globo,  usou um termo preconceituoso ao se referir a um homem transexual que morreu no ano 2018, ao sofrer um infarto fulminante, após viver mais de 50 anos com documentos falsos.

O homem se trata de Lourival. Lourival tinha esposa e filhos, mas nem mesmo a família sabia que Lourival tinha nascido com o gênero feminino.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A polícia descobriu que ele tinha sido registrado como Enedina Maria de Jesus, porém nem Enedita tinha documentos verdadeiros. Investigações continuam sendo realizadas.

Com isso, a empresa agora estaria tentando uma conciliação para não pagar uma indenização de R$ 1 milhão.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A exibição de tal reportagem foi feita no ano de 2019, e de acordo com a intimação a qual o Notícias da TV teve acesso, o Ibrat (Instituto Brasileiro de Transmasculinidades) alegou que a Globo desrespeitou Lourival Bezerra quando se referiu a ele como “uma mulher que se passava por homem”. Quando, na verdade, todos sabemos que o termo “homem transexual” é o adequado.

A audiência de conciliação já tem data marcada, e irá ocorrer em 31 de agosto, quando a Globo poderá recorrer à situação.

Chamada da reportagem do Fantástico no ano de 2019 - Foto Globo

Chamada da reportagem do Fantástico no ano de 2019 – Foto Globo

Poliana Abritta no Fantástico - Foto Globo

Poliana Abritta no Fantástico – Foto Globo

A saber, tal edição do programa, exibido em 2019, está disponível no Globoplay, mas a reportagem sobre Lourival foi excluída pela empresa. “Esta versão foi modificada em sua versão web”, diz a Globo em comunicado.

Na época, a apresentação da atração estava por conta de Poliana Abritta, que continua apresentando o Fantástico, e do Tadeu Schmidt, que atualmente apresenta o BBB.

Portanto, para chamar a reportagem, a âncora disparou: “Você vai conhecer hoje o segredo de Lourival. Mulher se passa por homem durante 50 anos. Nem a família sabia”, disse.

Além disso, no dia seguinte, o Jornal Anhanguera 1ª Edição, telejornal da TV Anhanguera (afiliada da Globo em Goiás e Tocantins), reprisou toda a reportagem, o que inclusive ainda está no GloboPlay.

Na ocasião, Lilian Lynch, apresentadora do JA, repetiu os mesmos termos: “Um segredo íntimo, guardado por muitos anos, traz problemas agora para uma mulher que passou a vida inteira vivendo como homem“, afirmou a jornalista.

O que diz a Globo sobre o caso?

Como todos sabem, a Globo não comenta processos judiciais.

fantastico
Globo

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.