O PIOR DO ANO
➤ A atuação de Marcelo Adnet no seriado “O Dentista Mascarado”, que estreou na Globo no dia 5 de abril. Adnet não conseguiu ‘se soltar’ dentro do programa, não conseguiu dar o seu máximo. É como se estivesse preso, engessado. Marcelo é, reconhecidamente, um dos melhores humoristas dessa nova geração; o contrato com a Globo mostrou também o crescimento profissional do ator/comediante, porém a emissora com essa atração limitou bastante a sua capacidade.
➤ O “Domingo Espetacular”, da Record, se superou no quesito polêmicas este ano, na edição do dia 14/07 foram várias, dentre elas: a escolha de rainhas de bateria que criou um novo atrito entre Nicole Bahls e Viviane Araújo; o vídeo da internet onde Chimbinha, vocalista da Banda Calypso, aparece extremamente irritado durante um show, o que aumentou a suposta crise na banda; a polêmica da atriz Betty Faria que aos 72 anos usou biquíni na praia e foi criticada, e o dominical explorou ainda o fato de Bárbara Evans ter lavado roupa íntima de seu namorado, Mateus Verdelho, em “A Fazenda”. Uffa, haja polêmicas para um só programa. A emissora da Barra Funda precisa rever seus conceitos de qualidade para tal atração, uma das principais da Casa!
➤ O GC (gerador de caracteres) destacava: “Mulher tem uma revelação bombástica para seu companheiro. O que será?”. Óbvio, trata-se do programa “Você na TV”, do ‘irreverente’ João Kleber, exibido na RedeTV!. Esse foi um dos piores momentos propiciados pelo programa no ano, nesta edição, exibida no dia 22 de junho, o apresentador fez um enorme burburinho e suspense – como de praxe – para deixar essa mulher, cujo GC enfatizava, revelar uma notícia bombástica para o companheiro. Depois de muito esperar, eis que a mulher revela o inusitado: “Eu me prostituía… Me prostituía para comer X-burguer”. Infelizmente, na TV, muitas vezes a qualidade é preterida em favor do sensacionalismo barato.
➤ A briga histórica ocorrida na edição deste ano de “A Fazenda”, reality rural da Record, mais precisamente no dia 15 de agosto. Muitos consideram essa como sendo a briga mais intensa e marcante de todas as edições do reality. A confusão toda envolveu principalmente os participantes Yudi, Mateus, Denise, Bárbara e Andressa. Com as acaloradas discussões e/ou até mesmo supostas “agressões” e muita cusparada, os telespectadores puderam perceber ainda mais o nível dos participantes selecionados para o reality. Estranho mesmo é uma emissora de um bispo, que se diz de família, permitir que tais acontecimentos sejam realizados e transmitidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O MELHOR DO ANO
➤ A edição 2013 do reality musical “The Voice Brasil” (Globo). Comandada por Tiago Leifert, a atração que vai ao ar em novo dia e horário foi sem dúvida um dos maiores acertos da emissora carioca nesta temporada. O time de técnicos continua o mesmo: Claudia Leitte, Carlinhos Brown, Lulu Santos e Daniel. Apesar de ser um formato bem difundido, o “The Voice” tem um espírito diferente dos demais formatos, todos os participantes já possuem raízes musicais consolidadas, cantam desde criança ou já trabalham no ramo, enfim. Miá Mello substituiu Daniele Suzuki e é a nova integrante da equipe, sua função é acompanhar as famílias e os comentários nos bastidores da atração. Em suma, a certeza é de que pudemos acompanhar muitas músicas e vozes de qualidade no período em que o reality ficou no ar, valendo destacar também a dobradinha com o polêmico e repercutido “Amor & Sexo” às quintas. A grande final da atração musical, com o quarteto Sam, Pedro, Lucy e Rubens, será na próxima quinta-feira (26).
➤ O encerramento da 16ª edição do “Teleton”, ocorrido na madrugada do domingo (27/10). A cantora Ivete Sangalo e o apresentador Silvio Santos comandaram o final do evento solidário em prol da AACD ao lado de Patrícia e Tiago Abravanel, filha e neto do dono do SBT. Em uma longa duração, a química entre a cantora baiana e o apresentador foi bastante notável e consagrou-se como um enorme acerto da emissora para a edição da maratona. Em clima de descontração, Ivete dançou e até relembrou momentos de programas de Silvio, sempre em tom de humor. Que a parceria se repita, os bons telespectadores agradecem. O “Teleton 2013” conseguiu alcançar a meta de R$ 26 milhões.
➤ O bombástico furo de reportagem mundial do “Fantástico” da Globo exibido na edição do dia 21/08. Surpreendendo a todos, o dominical mostrou uma entrevista exclusiva com o Papa Francisco, enquanto este estava no Brasil. O responsável por comandar a entrevista foi o jornalista e repórter da Globo News, Gerson Camarotti. Na primeira entrevista a um jornalista desde sua eleição, o pontífice não hesitou em falar sobre assuntos importantes, alguns até polêmicos, como por exemplo, os escândalos no Vaticano e os desafios da Igreja Católica para atrair fiéis. A velha senhora novamente mostrou seu poder, ninguém pode negar que foi uma façanha e tanto.
➤ O bem sucedido capítulo de estreia de “Pecado Mortal” ido ao ar na noite do dia 25/09, nova “superprodução” da teledramaturgia da Record. O folhetim que é assinado pelo ex-global Carlos Lombardi de fato estreou com ares de superprodução, de início ambientada na década de 40, com um tom escuro e sombrio, a trama lembrou bastante o cinema e/ou algumas séries americanas. Depois, na década de 70, a atração passou a tons mais coloridos e com uma vivacidade mais evidenciada. Foram fases bem retratadas de cada momento. Algumas características típicas das novelas da emissora e de Lombardi foram apresentadas, como a ação, o suspense, os homens descamisados, enfim. Os destaques de estreia foram para a perfeita atuação de Maytê Piragibe, a qual incorporou a vilã Donana em grandíssimo estilo, e a beleza aplicada a abertura da novela, esta, que tem como tema a música Street Life na versão do grupo The Crusaders, inovou nos efeitos.
FOI MAL NO ANO
* Cada ponto no Ibope equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.
➤ A atual novela das sete, “Além do Horizonte” (Globo), fez a emissora bater recorde negativo no horário. No dia 04 de dezembro, a trama de Carlos Gregório e Marcos Bernstein marcou apenas 15 pontos de média. Nenhum folhetim chegou a esse índice no horário. Desde a estreia, “Além do Horizonte” acumula somente 19 pontos de média parcial.
➤ Como tentativa de salvar o horário das novelas, “Dona Xepa” (Record) estreou neste ano após os fracassos seguidos de “Máscaras” e “Balacobaco”. Entretanto, não deu muito certo. Em junho, no dia 21, a trama de Gustavo Reiz registrou apenas 2,7 pontos de média, sendo o menor índice da emissora no dia. No entanto, a novela deu a volta por cima e chegou a marcar 11 pontos em sua reta final, atingindo 6,9 pontos na média geral.
➤ Enquanto a Globo e a Record sofrem com a teledramaturgia, o problema do SBT é o jornalismo. No dia 23 de setembro, a emissora de Silvio Santos lançou o “SBT Notícias” para combater o “Cidade Alerta” (Record). Apesar da excelente apresentação da Neila Medeiros, o jornalístico foi um fracasso, pois estreou com 5 pontos e marcava médias entre 2 e 4 pontos. Geralmente ficava atrás da Band e algumas vezes também perdia para a TV Cultura. Em razão disso, no dia 15 de novembro foi cancelado.
FOI BEM NO ANO
➤ Mesmo sendo o maior fracasso do horário das nove, a novela “Salve Jorge” (Globo) conseguiu a maior audiência para a emissora neste ano. Em seu último capítulo, dia 17 de maio, a trama de Glória Perez atingiu 46 pontos de média. Porém, foi o menor índice de um final de folhetim e marcou somente 34 pontos de média geral.
➤ No dia 23 de junho, estreou a sexta temporada da “A Fazenda 6” (Record) com 16 personalidades na busca pelo prêmio de R$ 2 milhões. A atração registrou 16 pontos de média, ficando por 34 minutos na liderança. A final exibida no dia 29 de setembro também ficou vários minutos em primeiro lugar, mas com apenas 12 pontos de média contra 9 da Globo. A vencedora foi Bárbara Evans que competiu com Denise Rocha e Marcos Oliver. Entretanto, a média geral do reality foi a pior de todas as edições, apenas 9,1 pontos.
➤ A novela infantil “Carrossel” (SBT) trouxe um sucesso inesperado para a emissora. A trama adaptada por Íris Abravanel estreou no dia 21 de maio de 2012 e encerrou em 26 de julho deste ano com excelente audiência. Mesmo sendo exibido em sua maior parte contra “Amor à Vida” (Globo), o último capítulo marcou 14 pontos de média com 17 de pico, sendo um índice raro para qualquer emissora no horário das 21 horas, desconsiderando a Globo.
Como você avalia a coluna EATV?
por Danyllo Junior e Hudson William