“Erros & Acertos da TV”: “Famoso Quem?”, Christina Rocha, “Joia Rara”, “Telegrama Legal” e “Dança dos Famosos” são destaques
20/09/2013 às 21h04
O PIOR
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
• A estreia do programa “Famoso Quem?” no SBT, exibida na noite do último sábado (14). Esse é mais um dos já inúmeros formatos com essa fórmula de anônimos mostrando suas aptidões artísticas. “The Voice Brasil” (Globo), “Got Talent Brasil” (Record), “Astros” (SBT), “Ídolos” (Record), são alguns exemplos já conhecidos dos telespectadores. Apesar de ter mostrado em sua edição de estreia uma boa desenvoltura, com destaque para Thammy Miranda, como repórter, e Paulinho Serra, como jurado, o programa não é uma inovação na TV. Sendo assim, não contribui para diversificar e qualificar as programações já saturadas das emissoras brasileiras.
• A apresentadora Christina Rocha falando ‘boa tarde’ às onze da noite no SBT. Pois é, como muitos que acompanham as notícias sobre a TV e os que assistiram no dia já sabem, na última segunda-feira (16) a apresentadora do SBT cometeu essa gafe. Mas calma, a culpa não foi de Christina Rocha, mas sim da direção do canal, a qual de última hora decidiu o retorno do “Casos de Família” à programação. O programa que foi ao ar ainda era do tempo em que estava na faixa da tarde. Menos, SBT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ERRATA: O programa “Fadinha do Brasil” não é produzido pela RedeTV!, como deu a entender na última edição desta coluna, a emissora vendeu o espaço para a exibição do programa. Contudo, não deixou de merecer o PIOR da coluna, já que é exibido por um canal de TV.
O MELHOR
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
• A estreia de “Joia Rara” na última segunda-feira (16), nova novela das 18h da Globo, escrita pela dupla Thelma Guedes e Duca Rachid, com direção-geral de Amora Mautner e de núcleo de Ricardo Waddington. Uma estreia simplesmente incrível, como poucas vezes vista em telenovelas brasileiras. “Joia Rara” encantou pela cenografia, pelos figurinos, trilha sonora, elenco e pelas belíssimas imagens que permearam o capítulo inicial. Vi comentários do tipo: “Parece que estamos assistindo a um filme”. De fato, as câmeras utilizadas pela produção da trama são especiais, as quais já foram usadas por outros folhetins da emissora, como por exemplo, “Cordel Encantado”, entre outras. O elenco é impecável, por sinal, muitos que o compõem já trabalharam com essa equipe (Duca, Thelma – Amora, Ricardo) em outras novelas, são sem dúvida escolhidos a dedo. Só resta aguardarmos as cenas dos próximos capítulos, o pontapé inicial já foi dado e o folhetim “budista” promete atrair os bons noveleiros.
• O quadro antigo, mas que continua bom, “Telegrama Legal”, do programa de Celso Portiolli no SBT, o “Domingo Legal”. O quadro consiste em fazer armações para os famosos. Em sua última edição (15) o dominical exibiu o quadro feito com Mara Maravilha e o cantor Xand da banda de forró “Aviões do Forró”. Quem gosta desse tipo de coisa na TV com certeza achou bom e deu ótimas gargalhadas, especialmente com a participação de Mara Maravilha.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Erros & Acertos da TV”: Luiz Bacci errou ou acertou ao sair da Record?
● “Erros & Acertos da TV”: Gabriel Braga Nunes despreza “Em Família” e “Café com Jornal” estreia confuso
● “Erros & Acertos da TV”: Sabrina Sato brilha mais que programa e “Troféu Imprensa” peca pelos jurados
• A grande final do quadro “Dança dos Famosos”, exibida no último domingo (15) no “Domingão do Faustão”. A última edição do programa de Fausto Silva dedicou tempo integral para a final do quadro, que por sinal foi excelente. Figurinos, coreografias, cenários, jurados, convidados, tudo estava bem feito. Os convidados eram todos os que participaram dessa edição da “Dança” e que ao estilo “Big Brother” foram prestigiar a final, esta que consagrou a atriz Carol Castro como a grande campeã, seguida da atriz Bruna Marquezine, que ficou no segundo lugar, e do ator Tiago Abravanel, que ficou na terceira e última colocação entre os três. Foi uma vitória merecida de Carol Castro, em uma edição que se mostrou superior as anteriores. Um dos maiores destaques do último domingo na TV brasileira.
FOI MAL
* Cada ponto no Ibope equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.
• A exibição do programa “Na Moral” (Globo) trouxe péssima audiência para a emissora nesta quinta-feira (19), registrando recorde negativo da temporada. A atração apresentada por Pedro Bial marcou apenas 7 pontos de média, perdendo a liderança para a Record no confronto, que obteve 8 pontos com o reality “A Fazenda 6”.
• A novela “Dona Xepa” marca índices de audiência que podem ser comparados a uma montanha-russa, pois o brinquedo não tem estabilidade em altura. Na quarta-feira (18), por exemplo, a trama alcançou 11 pontos de média. E ontem, quinta-feira (19), em plena reta final, o folhetim marcou apenas 7 pontos, caindo 4 pontos em relação ao dia anterior.
FOI BEM
• A minissérie bíblica “José do Egito” (Record), a qual registrou na última quarta-feira (18) o seu recorde nos números do Ibope. A megaprodução marcou 14 pontos de média com pico de 16, garantido a vice-liderança isolada. Na cidade dos cariocas a atração alcançou 16 pontos de média.
• A segunda reprise da novela “O Cravo e a Rosa” (Globo) no “Vale a Pena Ver de Novo” obteve excelente audiência na terça-feira (17), batendo recorde na atual exibição. A trama assinada por Walcyr Carrasco rendeu 16 pontos de média, sendo um índice não registrado pelo canal há um bom tempo com as reapresentações anteriores. No Rio de Janeiro, o folhetim alcançou incríveis 21 pontos de média.
Opiniões, críticas, elogios, deixe nos comentários ou envie para o e-mail da coluna: [email protected]
Aguardamos todos na próxima edição!
com Danyllo Junior e Hudson William
Autor(a):
Danyllo Junior
Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])