“Erros & Acertos da TV”: SBT, “Fadinha do Brasil”, “Flor do Caribe” e “Programa do Ratinho” são destaques
13/09/2013 às 21h16
O PIOR
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
• O comunicado do SBT informando o cancelamento da reprise de “Carrossel” e a volta do jornalístico “Aqui Agora”, com Neila Medeiros. Já não é mais possível fazer as contas do total de mudanças realizadas recentemente pela emissora de Silvio Santos. Estão, inacreditavelmente, destruindo de vez qualquer resquício de grade estável e, com isso, atirando nos próprios pés. Silvio ou quem quer que seja já deveria saber que a TV é questão de hábito e costume, os telespectadores se habituam e se acostumam com determinadas coisas e determinados horários. O SBT está com essas ações perdendo cada vez mais prestígio junto aos aclamados telespectadores e fãs. Passou da hora de parar e pensar melhor sobre o que é “correto”, do jeito que vai indo, a emissora corre sério risco de afundar ainda mais.
• O novo programa da RedeTV!, intitulado grotescamente de “Fadinha do Brasil”. Suelem Mendes da Silva, cujo nome artístico até então era Mulher Pêra, é a apresentadora da nova ‘atração’ dos domingos da emissora. É um programa infantil, com um cenário de chroma key típico da RedeTV!, com vários merchandisings, personagens bizarros como palhaços anões e robôs, músicas sem noção, e o mais curioso, com crianças visivelmente desanimadas e uma apresentadora bem forçada. Em pensar que ainda tem gente que reclama de alguns programas dominicais da TV brasileira, como por exemplo, o “Esquenta” de Regina Casé. Assista no vídeo abaixo a íntegra da estreia da aspirante a Xuxa como apresentadora de programa:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
[youtube width=”500″ height=”300″]http://youtu.be/BD8LpLooxoQ[/youtube]
O MELHOR
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
• A comemoração dos 15 anos do “Programa do Ratinho”, no SBT. Em uma edição especial do ‘Boteco do Ratinho’, exibido na última segunda-feira (09), o apresentador comemorou a data ao lado de amigos, colegas de programa, famosos e familiares. O programa para lá de especial contou com a participação da cantora Roberta Miranda, do cantor Leonardo, Raul Gil, Celso Portiolli, Carlos Alberto de Nóbrega, entre outros convidados. Muitos podem não gostar do jeito do apresentador, mas gostando ou não, o apresentador Ratinho pode se gabar de ser um profissional autêntico, verdadeiro, sem papas na língua, que não teme ser popular e que faz sucesso apesar de toda a “bagunça” de seus programas. Que venham mais 15 anos!
• A novela de Walther Negrão, “Flor do Caribe”, que teve seu último capítulo exibido na noite desta sexta-feira (13). O folhetim das 18h recebeu algumas críticas, nem todas merecidas, vale destacar a envolvente história construída pelo autor e produzida pela equipe da novela, com os muitos ganchos e reviravoltas que a cada capítulo prendia os telespectadores. Entre os pontos positivos, destacam-se as atuações dos protagonistas, em especial Grazi Massafera com sua Ester e Igor Rickli como o vilão Alberto. Outro ponto positivo da trama das 18h foi a escolha do Rio Grande do Norte como pano de fundo ao longo de toda a novela, raramente isso é visto nas novelas da Globo, as quais em geral se passam em São Paulo e no Rio de Janeiro. Foi um grande acerto. No mais, acredito que “Flor do Caribe” deixará saudades em muitos telespectadores. A trama foi escrita por Walther Negrão e seus colaboradores, teve direção de núcleo de Jayme Monjardim e direção geral de Leonardo Nogueira.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Erros & Acertos da TV”: Luiz Bacci errou ou acertou ao sair da Record?
● “Erros & Acertos da TV”: Gabriel Braga Nunes despreza “Em Família” e “Café com Jornal” estreia confuso
● “Erros & Acertos da TV”: Sabrina Sato brilha mais que programa e “Troféu Imprensa” peca pelos jurados
FOI MAL
* Cada ponto no Ibope equivale a 62 mil domicílios na Grande São Paulo.
• A exibição do “Programa da Tarde” (Record) registrou baixa audiência nesta última quinta-feira (12). Competindo com as novelas vespertinas do SBT, a atração fechou com apenas 3 pontos de média, ficando em terceiro lugar entre as emissoras da TV aberta.
• Na última quinta-feira (12) a novela “Malhação” (Globo) ficou apenas com 1 ponto a mais na audiência do que a reprise de “O Cravo e a Rosa”, que é transmitida mais cedo. A trama juvenil ficou com 13 e a reprise ficou com 12 pontos de média em São Paulo.
FOI BEM
• A Rede Globo registrou alta audiência com o amistoso entre o Brasil x Portugal nesta última terça-feira (10). O jogo atingiu 29 pontos de média, sendo um dos maiores índices alcançados com transmissão esportiva neste ano. No Rio de Janeiro a audiência foi ainda maior, marcando 31 pontos.
• Recebendo em alta do jogo de futebol destacado anteriormente, e mesmo sendo exibida depois da meia-noite, a novela “Saramandaia” (Globo), não teve dificuldade para liderar. O remake adaptado por Ricardo Linhares obteve 16 pontos de média.
• Em sua reta final, a minissérie “José do Egito” (Record) conseguiu excelente audiência para a emissora na última quarta-feira (11). A história bíblica marcou 13 pontos de média, garantido a vice-liderança isolada. No Rio de Janeiro, a atração alcançou 15 pontos de média.
• Com a participação da atriz e cantora Maite Perroni, o “Domingo Legal” (SBT) foi vice-líder com facilidade no último domingo (08). O programa apresentado pelo Celso Portiolli marcou 6 pontos de média, atingindo 9 de pico no momento em que Maite estava no palco.
Opiniões, críticas, elogios, deixe nos comentários ou envie para o e-mail da coluna: [email protected]
Aguardamos todos na próxima edição!
com Danyllo Junior e Hudson William
Autor(a):
Danyllo Junior
Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: [email protected])