GRAVE

Erupção no corpo e até morte: 2 proibições de produtos populares pela ANVISA anunciadas na Globo: “Intoxicação”

15/12/2023 às 20h42

Por: Redação TV Foco
Anvisa - Foto: Reprodução
Anvisa - Foto: Reprodução

Intoxicação: os produtos da Anvisa que foram proibidos por grave erro

Através do Jornal da EPTV 1ª Edição, a Globo noticiou que a Anvisa proibiu uma famosa marca de atum de comercializar os seus produtos, após um surto de intoxicação em Campinas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando da proibição da Anvisa em comercializar o atum enlatado da marca Cellier, com lote: 08/05/23, fabricação: 08/05/2023, validade: 08/05/2025, após um grave surto em nove creches, onde 60 crianças e dois funcionários foram intoxicados.

A proibição ocorreu após a Agência receber um relato do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo (CVS-SP) sobre a ocorrência de surto em Centros de Educação Infantil (CEI) de Campinas, no final de julho de 2023, após o consumo do alimento, com sintomas compatíveis com intoxicação alimentar por histamina.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir daí que a Anvisa confirmou a contaminação do produto com valores acima dos limites tolerados pela legislação sanitária, após fazer um ensaio laboratorial realizado pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos – ITAL.

Anvisa e fiscais sanitários - Foto: Reprodução

Anvisa e produtos em supermercados – Foto: Reprodução

O que é a contaminação por histamina?

A contaminação por histamina é uma substância que pode se formar após a morte de pescados, quando as condições de manuseio e armazenamento do pescado são inadequadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como a histamina não é eliminada com o tratamento térmico do pescado (ex. cozimento, esterilização comercial, defumação) durante a produção do produto final (ex. atum enlatado), a sua contaminação pode causar muitos danos, inclusive a morte.

Além disso, os peixes podem conter níveis tóxicos de histamina sem apresentar sinais como mal cheiro, alteração na consistência ou coloração.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa e produtos em supermercados - Foto: Reprodução

Anvisa e produtos em supermercados – Foto: Reprodução

Mesmo que não causa a morte, a Anvisa alerta que o alimento contaminado por histamina pode causar dormência, formigamento e sensação de queimação da boca, erupções cutâneas no tronco superior, queda de pressão, dor de cabeça, coceira na pele, podendo evoluir para náusea, vômito e diarreia.

A doença geralmente é leve, contudo idosos e pessoas com problemas de saúde podem ter sintomas bem mais graves, sendo um público de alto risco para o desenvolvimento de complicações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outra proibição da Anvisa foi quando o órgão noticiou a proibição e alerta para as propagandas enganosas de suplemento alimentares, que aconteceu em Alagoas. Na ocasião, uma loja estava vendendo produtos falsos, que pode causar diversos danos na saúde dos consumidores.

🚨 Globo dá rasteira e tira fenômeno do SBT + Jojo detona Xuxa + Desfecho de Bonner após saída do JN     

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anvisa
curiosidades
Destaque
Globo

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.