Nesta terça-feira (11), o Ministério da Cultura definiu o filme que representará o Brasil na pré-lista de indicados ao Oscar 2019 na categoria Melhor Filme de Língua Estrangeira. Após uma reunião realizada pela Comissão Especial de Seleção, O Grande Circo Místico, dirigido por Cacá Diegues, foi o longa escolhido para concorrer a uma vaga na maior premiação do cinema mundial.
“Foi uma discussão de duas horas, com filmes muito interessantes, mas finalmente chegamos a uma conclusão. O mundo precisa de um pouco de poesia e magia, e o filme do Cacá vai fazer isso muito bem”, declarou a produtora Lucy Barreto, que presidiu a comissão. “Nem tudo foi unanimidade. Teve muita discussão até chegarmos a cinco filmes, que foram debatidos com muita harmonia”, afirmou a atriz Bárbara Paz, que também fez parte da seleção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reunião, de fato, não foi das mais tranquilas. Segundo informações do jornal Extra, membros da comissão relataram que houve debates acalorados para definir o longa que representará o Brasil.
+ Autora fala sobre trama espírita de Espelho da Vida, próxima novela das 18h
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E isso pode ser explicado pelo fato de que O Grande Circo Místico não é unanimidade entre o público e a crítica. Apesar de ter sido dirigido por um diretor cultuado e ter ganhado espaço no festival de Cannes, o longa gerou muita controvérsia por sua “qualidade questionável”, de acordo com avaliações, e por sua abordagem polêmica envolvendo temas como incesto e estupro, retratados como algo “natural”.
Nas redes sociais, a reação do público a escolha do filme foi bastante negativa. Muitos citaram outros longas nacionais que teriam mais potencial para serem indicados e conquistar uma vaga na lista definitiva do Oscar, que será divulgada em janeiro.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Confira alguns dos comentários, incluindo o do prestigiado crítico de cinema Pablo Villaça:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SÉRIO que escolheram O Grande Circo Místico?! Numa lista que incluía As Boas Maneiras, Ferrugem e Yonlu, entre outros? https://t.co/Z88kRaY15u
— Pablo Villaça (@pablovillaca) 11 de setembro de 2018
Belos filmes brasileiros lançados em 2018 e que foram preteridos pela ABC: Arábia, Aos Teus Olhos, As Boas Maneiras, O Nome da Morte, O Animal Cordial, Benzinho, Ferrugem, Yonlu…
Mas O Grande Circo Místico é quem “representa” o nosso cinema. Ok.
— Eric Supertramp (@beforeric) 11 de setembro de 2018
Brasil tá tão atrasado que conseguiram indicar O Grande Circo Místico pra representar o Brasil no Oscar. Filme cafona de circo, parece cinema ruim de 20 anos atrás.
— Chico (@xicoflavio) 11 de setembro de 2018
Brasil será ignorado pelo Oscar mais uma vez. “O grande circo místico”, escolhido pra nos representar na cerimônia, foi criticado pela imprensa estrangeira em Cannes. “Benzinho” teria sido uma escolha mais sensata.
— Rafael Moraes Moura (@RafaMoraesMoura) 11 de setembro de 2018
O Grande Circo Místico não era pra representar o Brasil na corrida pro Oscar quando se tinha:
Aos Teus Olhos
Benzinho
Ferrugem
Animal Cordial
Yonlu
As Boas Maneiras pic.twitter.com/Dre1h1i292— Alice Metrá (@AliceMetra) 11 de setembro de 2018