Especial Silvio Santos: 84 anos de vida e muitas décadas como apresentador. Confira 9 programas já apresentados pelo rei da televisão
12/12/2014 às 9h44
Hoje Silvio Santos está completando 84 anos de vida, e muitas décadas de história no comando de várias atrações, que em sua maioria se tornam verdadeiros sucessos. Seu tradicional “Programa Silvio Santos” teve inicio na TV Paulista em 1962, que logo em seguida veio a tornar-se Rede Globo. O sucesso do programa foi tão grande que chegou a marcar 89 pontos de audiência, o suficiente para dar o título da quinta maior audiência da história da televisão brasileira. Para se ter noção do sucesso, o programa chegou a ter 10 horas de duração. Em 1976 o apresentador mudou de emissora, e foi para TV Tupi. Em algumas situações a atração comandada pelo dono da Jequiti, foi exibida simultaneamente pela Rede Record, TVS (logo depois se tornou o SBT).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dessas várias décadas apresentando programas, Silvio se tornou o Rei da Televisão Brasileira, e o título conquistado por ele é algo inquestionável, pois seu carisma e sua personalidade são características do seu sucesso. Com todo esses anos como apresentador, o dono do SBT já comandou várias atrações dos mais diversos formatos. Confira agora 9 formatos comandados pelo Rei da televisão brasileira:
“Topa Tudo Por Dinheiro”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atração foi exibida entre 1991 a 2001. Transmitida nos finais de tarde de domingo, consistia em brincadeiras, provas e desafios em troca de dinheiro. Foi nesse programa, que Silvio criou o bordão que é usado até hoje “Quem quer dinheiro?”. Entre alguns quadros mais famosos, estão as tradicionais câmeras escondidas, Jogo da Memória, Jogo do Pin, Shampoo de Ovo, Jogo do Mais ou Menos, entre outras. Pouco tempo depois, o programa mudou de horário e passou a ser exibido as 8 da noite, enfrentando diretamente o “Fantástico”, foi questão de tempo para o programa global sofrer várias derrotas. Um dos melhores resultados aconteceu em agosto de 1995, quando o programa de Silvio marcou 37 pontos (picos de 41), contra 29 do “Fantástico”.
“Show de Calouros”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse foi um dos programas de maior tempo de duração já apresentado por Silvio Santos, foram cerca de 23 anos no ar (1973-1996). A atração consistia em apresentações de artistas para uma bancada de jurados, que ao longo dos anos foi ocupado por Décio Piccinini, Aracy de Almeida, José Fernandes, entre outros. Em 1981 o programa teve inicio no SBT e se tornou ainda maior, tendo o número de cadeiras aumentado, e na plateia havia vários artistas da casa, como Sônia Lima, Sérgio Mallandro, Nelson Rubens.
“Show do Milhão”
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Luto: Cantor Agnaldo Rayol morre em SP aos 86 anos
● Agora: Filho de Maguila detona parentes em velório e defende madrasta: “Ela quem aguentava”
● Luto: Corpo de Maguila deve ser sepultado sem o cérebro e motivo chocante vem à tona
Esse é um dos programas que Silvio apresentou mais lembrado pelo público. O formato consistia em um participante que tinha que responder algumas perguntas, e passar por várias etapas, o prêmio final era de um milhão de reais. O candidato ao prêmio milionário podia recorrer aos universitários, placas, cartas e pular perguntas. O programa foi exibido entre 1999 e 2003 e foi um sucesso em audiência. Após alguns anos fora do ar, a atração voltou em 2009, sem muito sucesso não demorou muito para se despedir do público.
“Topa ou não Topa”
O programa “Topa ou não Topa” estreou no SBT em 2006, e combinava sorte com capacidade de negociação. Um candidato no início escolhe uma mala entre as 26 possíveis em que ele acredita ter um prêmio milionário. São várias rodadas, e o participante vai abrindo várias malas, com o objetivo de eliminar os menores valores. A cada rodada um negociador oferece um valor em dinheiro com o objetivo de tentar fazer o competidor desistir. Em 2010 o programa ganhou uma segunda temporada sendo apresentada pelo empresário, publicitário e apresentador Roberto Justus.
“Domingo no Parque”
“Domingo no Parque” foi exibido no final da década de 60 na TV Tupi, foi para Record, e terminou na TVS (SBT) no ano de 1986. Consistia em brincadeiras com crianças de diferentes colégios, e acontecia em um parque de diversões. Dentre algumas das brincadeiras mais famosas estão “corrida de bebês”, “cabo de guerra”, “concurso de dança”, “jogo da cobra” entre muitas outras.
“Casa dos Artistas”
Esse foi um programa apresentado por Silvio Santos que não poderia faltar nessa lista. O ano de estreia foi 2001 e se tornou um fenômeno de audiência. Pela primeira vez no Brasil, pessoas foram confinadas dentro de uma casa, sendo vigiadas 24 horas por dia. Só que além desse formato inovador na televisão, ainda tinha mais um atrativo, eram pessoas famosas que disputavam o prêmio em dinheiro. O programa foi um verdadeiro sucesso, atingiu altos picos de audiência, conseguindo a façanha de alcançar mais de 50 pontos. O reality show teve 4 temporadas e saiu do ar após perder uma disputa judicial.
“Nada Além da Verdade”
Exibido em 2008 pelo dono do SBT, o programa recebia famosos para uma entrevista nada comum. A cada edição um artista respondia a algumas perguntas e estava “ligado” a uma maquina da verdade. Essa maquina era capaz de dizer se o convidado estava dizendo a verdade sobre algo ou se estava mentindo. Na primeira temporada recebeu 44 famosos, apenas 4 falaram a verdade do inicio ao fim, são eles Dercy Gonçalves, Jorge Kajuru, Simony e Claudete Troiano. Dentre os “mentirosos” segundo a maquina estão João Gordo, Scheila Carvalho, Reginaldo Rossi entre outros. O programa teve uma segunda temporada apresentado pelo Ratinho, e recebia anônimos.
“Porta da Esperança”
Alguns programas que mostram uma difícil situação financeira de algumas pessoas, constantemente são chamados de sensacionalistas, alguns exemplos são o “Domingo Legal”, “Domingo Show” e “Caldeirão do Huck”. Silvio Santos em 1985 começou a fazer isso no programa chamado “Porta da Esperança”. A atração consistia em receber algum participante que mandou carta para o programa, e tinha um sonho a se realizar. Esse sonho poderia ser algo material, conhecer algum ídolo ou reencontrar familiares. As portas se abriam e lá poderia ou não ter o desejo do participante. Em uma situação bastante incomum, uma mulher tinha o sonho de conhecer o locutor Lombarde, conhecido justamente pelo mistério de sua imagem. Na ocasião a mulher conheceu o locutor, porém atrás de um biombo aumentando ainda mais o desejo do telespectador de conhecer o famoso rosto de Lombarde.
“Qual é a Musica”
A atração é uma gincana musical, e contava com a participação de 6 famosos a cada programa, formando o times masculino e feminino, quando as duplas erravam a musica, a plateia tinha a chance de participar e ganhar prêmios em dinheiro. O programa foi exibido pela primeira vez em 1976. O dublador Pablo ficou bastante conhecido por ter participado da atração musical. “Qual é a Musica” ficou fora do ar por alguns anos voltando em 1999, e se tornou um verdadeiro sucesso.
Curiosidades sobre a carreira de Silvio
Silvio aos 14 anos se tornou camelô, vendendo capas de plástico para títulos de eleitor e canetas, em suas vendas ele costumava usar números de mágicas que tinham o poder de atrair a atenção de muita gente para o então camelô, em uma das ocasiões, um guarda que passava no local apreendeu suas mercadorias, porém impressionado com a voz de Silvio, lhe entregou um contato para entrevista na Rádio Continental, e logo em seguida foi contratado. Esse foi o início da grande trajetória de Silvio Santos como artista, passando obviamente, por várias dificuldades e conseguindo supera-las. O que muita gente não sabe, é que o apresentador no inicio de sua carreira usava o nome artístico de Senor Abravanel, logo em seguida se tornou apenas Silvio Abravanel, até chegar ao conhecido Silvio Santos.
[tribulant_slideshow gallery_id=”60″]