Alguns veículos de duas rodas foram vítimas de lei
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que as motos se tornaram verdadeiras paixões nacionais. Além do custo benefício, o veículo também permite uma melhor locomoção pelas ruas, o que facilita a vida de quem mora em grandes centros.
Aliás, por conta de todas essas vantagens, é preciso ter cuidado e sempre existem uma série de leis que tentam regularizar a situação das motos. Tanto que algumas marcas, por exemplo, acabaram sendo vítimas de uma situação no mínimo surpreendente e deixou todos alarmados.
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No início de 2023, ao menos para as motos carburadas tiveram seu fim anunciado. Isso porque entrou vigor a fase M5 do controle de emissões Promot (Programa de Controle de Poluição por Motocicletas, Motociclos e Ciclomotores) que deve aposentar as motos alimentadas por carburador no Brasil.
De acordo com informações do Motonline, as carburadas não terão suas vendas proibidas, mas dificilmente conseguirão atender às novas e rigorosas exigências do Programa quanto emissões de gases poluentes. Para se adequar, teriam o desempenho dos motores prejudicados.

A moto Shineray Phoenix 50 deixou de ser fabricada no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
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Isso demandariam altos investimentos em pesquisas e projetos. A legislação afeta as marcas de diferentes formas. Por isso, é preciso ficar atento em quais modelos deixaram o mercado nacional. A marca mais atingida é a Shineray, que usa carburadores em praticamente todos seus modelos à venda no Brasil.
Quais as motos saíram de linha no Brasil?
De acordo com informações do Motonline, as motos citadas abaixo saírem de linha ainda neste início de 2023.
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- Avelloz AZ1
- Haojue Chopper Road 150
- Haojue DK 150
- Haojue Lindy 125
- Shineray Phoenix 50
- Shineray SHI 175
- Shineray JEF 150S
- Shineray Worker 125
- Shineray Jet 125
- Shineray Jet 50
Motos tiveram que sair de circulação no Brasil (Imagem Reprodução Internet)
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