Câncer no estômago costuma ser silencioso e dos mais mortais
Talvez você não saiba, mas o câncer de estômago é simplesmente o quarto que mais mata. Alguns sintomas são confundidos com dores normais, mas, na verdade, pode ser um indicativo sério.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Dr. Osmar Kenji Yagi, cirurgião do aparelho digestivo do HCor, há milhares de casos por ano: “Anualmente, temos mais de 20 mil casos de câncer no estômago e, infelizmente, mais de 50% são diagnosticados em situação que já não têm mais chances de cura”.
Ele ainda destacou que assim como outras doenças, é um câncer que se descoberto a tempo, tem alta taxa de cura: “Se fazemos a cirurgia com intenção curativa, nós curamos mais da metade dos casos de câncer no estômago, mas para isso é preciso encontrar o paciente quando a doença está no começo”.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), os homens são os mais afetados. Estima-se que para cada ano do biênio 2018/2019, pelos menos 21.290 novos casos são diagnosticados 21.290. Desses, 13.540 são em homens e 7.750 em mulheres no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
O problema, é que esse tipo de câncer surge sem demonstrar sinais óbvios. Alguns importantes sinais são:
- azia constante;
- dor abdominal;
- náuseas e vômitos;
- perda de peso sem causa aparente;
- sensação de empachamento;
- diarreia ou prisão de ventre;
- fraqueza e cansaço;
- vômito com sangue ou sangue nas fezes.
O PERIGO DO TABACO
Você já deve ter sido avisado sobre os riscos de fumar. Tanto que ao comprar um cigarro, no próprio produto tem exposto a gravidade que ele pode causar e mesmo assim você insiste. Mas, o Ministério da Saúde tem um recado sério para você.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o órgão, o tabaco mata pelo menos 8 milhões de pessoas por ano. “Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo”, informou o Ministério brasileiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE