NOSSA!
Sua vida está sendo encolhida: O café que acelera o envelhecimento e o tempo que ele reduz de vida
27/11/2023 às 7h10

Determinado tipo de café pode acelerar o seu envelhecimento e reduzir de forma significativa seus anos de vida
O café, de longe, é a bebida mais consumida entre brasileiros. Faça chuva ou faça sol, frio ou aquele calor de rachar, o café está presente em vários momentos do dia e em todos os ambientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal de contas, ninguém resiste a um cheirinho de café coado na hora, não é mesmo?! Porém, existe um tipo de café que, se consumido em excesso, pode acelerar o envelhecimento e ainda por cima reduzir os anos de vida de consumidores.
Estamos falando do café instantâneo, que costuma ser produzido a partir da liofilização dos grãos de café moídos, é muito utilizado devido à sua praticidade.

O café é a bebida mais consumida por milhares de brasileiros (Foto Reprodução/Internet)

Tipo de café pode acelerar envelhecimento segundo pesquisa (Foto Reprodução/Internet)

Café solúvel(Foto Reprodução/Internet)
Vida encolhida
Conforme divulgado pelo portal Nutritotal, essa relação perigosa estaria relacionada com a diminuição dos telômeros*, pequenas sequências de DNA que encurtam a cada divisão celular.
*A principal função dos telômeros é manter a integridade estrutural do cromossomo.
O encurtamento dos telômeros, por sua vez, está associado a diversos distúrbios do envelhecimento, como:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Demolição às pressas e decreto histórico: O fim de shopping gigante e choro de clientes em SP
● Pode fazer as malas: Nova lei sancionada por Lula libera +1 feriado PROLONGADO para salvar CLTs em 2025
● “Pior do mundo”: Unidade histórica do McDonald’s recebe 800 denúncias e fecha as portas após 40 anos
- Diabetes
- Câncer
- Alzheimer
- Doenças cardiovasculares.
Conforme uma pesquisa divulgada, a relação foi identificada após avaliar o consumo da bebida em mais de 460 mil britânicos
O estudo avaliou 468.924 participantes do UK Biobank, um banco de dados do Reino Unido com informações de homens e mulheres entre 37 a 73 anos.
Foram coletados dados importantes sobre estilo de vida, saúde e alimentação. Para a dieta, houve aplicação de cinco recordatórios alimentares, além de questionário de frequência alimentar.
A avaliação do consumo de café se deu através de três variáveis:
- Ingestão total de café;
- Ingestão do tipo instantâneo;
- Ingestão do tipo filtrado.
Já o envelhecimento foi estudado a partir do comprimento dos telômeros, avaliado em DNA retirado de leucócitos do sangue periférico.
A associação entre o consumo de café e o comprimento dos telômeros foi conduzida com modelos lineares multivariados (análises observacionais).
Além disso, a causalidade dessas associações foi explorada pela randomização mendeliana, a partir de quatro métodos diferentes (IVW, MR-PRESSO, MR-Egger e mediana ponderada).
A partir das análises observacionais, os pesquisadores indicaram que a ingestão total de café e a ingestão de café instantâneo estavam associadas à diminuição nos telômeros, ou seja, ao envelhecimento.
Cada xícara do tipo instantâneo, essa diminuição foi de 0,38 anos de vida. De modo oposto, a ingestão de café filtrado NÃO se relacionou com o envelhecimento.
Os motivos para a associação entre café instantâneo e envelhecimento não são totalmente compreendidos.
Mas por que o café instantâneo causa isso?
Ainda de acordo com o portal, a provável presença de chumbo mineral no café solúvel poderia resultar em excesso de chumbo, causando tal efeito.
Outro motivo são as substâncias adicionais no solúvel comercial, como creme e agentes aromatizantes, que podem explicar parcialmente este efeito negativo.
Além do envelhecimento, outras consequências adversas já foram relacionadas ao consumo de café instantâneo como a :
- Obesidade
- Câncer de mama
- Alzheimer
- Fragilidade
Segundo os autores, mais estudos são necessários para validar seus achados e esclarecer o mecanismo por trás desta associação.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.