Esses alimentos podem ser danificados com o uso de micro-ondas e você precisa se atentar a esse perigo na sua rotina alimentar
Com uma rotina exaustiva e corrida muitas pessoas veem os eletrodomésticos como verdadeiros aliados nas tarefas do lar. Ainda mais no preparo de alimentos.
Um dos eletrodomésticos mais usados é o queridinho micro-ondas, além da fritadeira elétrica e sanduicheiras. Tal favoritismo se deve ao fato dele diminuir o tempo de preparação de alimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas será que é ideal se recorrer ao micro-ondas para isso? De fato, o uso continuo dele pode ser prejudicado para alguns alimentos fundamentais para a nossa alimentação.
Carnes
Cozinhar carnes do micro-ondas pode não ser uma boa ideia não pela integridade do aparelho, mas sim do alimento. Isso porque, quando submetida a uma temperatura muito alta, a carne pode acabar perdendo seu valor proteico. Sendo assim, opte pela boa e velha panela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As carnes podem ser prejudicadas no micro-ondas (Foto Reprodução/Internet)
Arroz
O arroz é um dos alimentos que as pessoas mais costumam preparar no micro-ondas. porém também não é indicado. A alta temperatura pode acabar com os nutrientes dessa comida.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “A partir do dia 1°”: Eduardo Paes crava FIM de serviço vital no metrô do RJ e substituto chega em 2025
● Grudam na alma por horas: 5 perfumes mais cheirosos para exalar elegância e aumentar a confiança no Natal
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
Frutas cítricas
Outros alimentos que não devem entrar no eletrodoméstico são as frutas cítricas. Isso porque a temperatura pode acabar anulando o poder da vitamina C.
Pipoca
Apesar de ser comum preparar pipocas no micro-ondas, não é das melhores escolhas. Embora exista uma variedade de sabores e marcas para isso, não se recomenda o preparo desse alimento no aparelho por um motivo.
Basicamente, os grãos de milho contêm uma substância nociva, liberada com a alta temperatura, a PFOA. Com o tempo, ele pode acabar comprometendo o sistema endócrino, de forma que os hormônios sexuais são afetados.
Além disso, as substâncias que dão ao alimento o sabor de manteiga artificial também são prejudiciais. Portanto, prefira cozinhar na panela, com milho natural.
Brócolis
A princípio, quando cozinhamos o brócolis na água, utilizando panelas, eles perdem cerca de 11% do seu valor nutricional. Entretanto, ao fazer isso no micro-ondas, sujeitamos o alimento a perder 97% desses nutrientes.
Margarina ou manteiga
Ao derreter manteigas e margarinas no aparelho, podemos acabar fazendo com que seu valor proteico se perca. Portanto, faça isso na panela.
Leite
Por fim, o leite também é um alimento que pode acabar perdendo nutrientes: cerca de 40% do total se esvai. Além disso, a vitamina B12, que é benéfica para o sistema nervoso, acaba sendo eliminada completamente.
Fora isso, o leite corre risco de superaquecer e acabar explodindo lá dentro, prejudicando o aparelho e até machucando quem tentar chegar perto do copo ou da caneca.