Do coração do RJ para as ruas: estação de metrô deve voltar logo
Os habitantes da cidade do Rio de Janeiro agora podem comemorar com uma excelente notícia que trás de volta um importante meio de locomoção tanto esperado por muitos, a nova estação de metrô na Gávea, na Zona Sul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o G1, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e as construtoras responsáveis pelas obras da nova estação de metrô chegaram a um acordo para dar seguimento ao projeto que está paralisado há quase 10 anos.
Para terminarem o projeto do transporte subterrâneo do metrô até a Gávea, as empresas abriram mão de lucro e outros créditos que tinham com o Governo do Estado do Rio de Janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O acerto entre as partes também livrou as construtoras que foram alvo da Operação Lava Jato da investigação do MP sobre improbidade administrativa na construção do metrô.
Contudo, as investigações em relação aos agentes públicos que causaram prejuízos ao estado continuam em tramitação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nós na verdade cerceamos a margem de lucro delas, cancelamos diversos créditos que elas tinham com o estado. Então elas deixaram de ganhar também fora desse contrato específico da Linha 4 e houve a obrigação de que eles executem até o final da obra”.
“Não é mera estabilização do buraco do metrô, mas sim a entrega completa da estação em perfeito funcionamento”, comentou o promotor Décio Alonso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, a Odebrecht e a Carioca Engenharia, que já tinham fechado acordos de leniência com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), se comprometeram a restituir os danos causados aos cofres públicos, não vão mais responder à ação de improbidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O acordo para a retomada das obras do metrô demorou mais de um ano para ser finalizado. Além do Governo do Estado, do MP e das construtoras, também participaram dos debates o TCE e a concessionária Metrô Rio.
Qual o valor total para a construção do projeto da estação do RJ?
Depois de consumir quase R$ 10 bilhões (9,6 milhões), o governo acredita que ainda faltam R$ 697 milhões para a conclusão do projeto da estação de metrô.