Estima-se que Record, Band e Cultura demitiram mais de 1.500 funcionários em 2013

31/12/2013 às 11h21

Por: Redação TV Foco
Imagem PreCarregada
Record usa helicóptero do jornalismo para pagar parte da multa de Gugu Liberato
Record usa helicóptero do jornalismo para pagar parte da multa de Gugu Liberato

Record usa helicóptero do jornalismo para pagar parte da multa de Gugu Liberato

O ano de 2013 foi marcado pela decisão das emissoras da TV brasileira a reduzir os gatos e demitir funcionários. Só a Record registrou pelo menos 400 cortes em São Paulo e outras 700 no Rio de Janeiro. A Band cortou 300 vagas e a Cultura, 200. Juntas, as três emissoras dispensaram mais de 1.500 profissionais, segundo estimativas dos sindicatos de radialistas e jornalistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse número equivale aos funcionários de toda uma rede pequena, como a Cultura e a RedeTV!. A Globo não teve cortes em massa, mas optou por uma política mais dura, reduzindo as contratações de novos artistas e limitando vínculos a três anos. A desaceleração da economia foi apontada como a principal vilã para tanta demissão.

Após estudo feito por uma consultoria, a Record escolheu firmar parcerias com produtoras independentes e a trabalhar no sistema de coprodução. Com isso, calcula-se que pelo menos 700 funcionários tenham perdido o emprego no RecNov, complexo de estúdios da Record.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em São Paulo, a emissora pensou até terceirizar suas produções, mas desistiu. O corte mais intenso foi o do apresentador Gugu Liberato. A emissora não conseguiu  manter sua maior contratação em todos os tempos, a um salário de mais de R$ 3,5 milhões mensais, e teve de dispensá-lo na metade do contrato. Até o helicóptero símbolo de sua cobertura jornalística, o Águia Dourada, foi usado para pagar a multa.

O aperto nas contas de 2013, no entanto, não intimidou as emissoras a fazerem gastos esbanjadores. A Band, por exemplo, comprou um helicóptero para o jornalismo e levou uma comitiva de 14 executivos para uma feira de TV em Cannes, na França, causando revolta entre funcionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Procuradas, Band, Record e TV Cultura não comentaram o assunto.

Com informações do site Notícias da TV.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

demissões na band
Demissões na Record
Destaque

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.